Connect with us

DESTAQUES

6ª Festa do Vaqueiro reúne amantes da vaquejada e é prestigiada por parlamentares em Francisco Santos; veja fotos

Publicado

em

A 6ª Festa do Vaqueiro de Francisco Santos organizada por Eduardo Banzeiro e Nilson Banzeiro aconteceu nesta sexta-feira (12) e sábado (13). O evento enalteceu o vaqueiro como um dos símbolos da cultura nordestina e a I Feira e Exposição da Agricultura Familiar.

Toda a progamação nesses dois dias contou com apoio do Governo do Piauí através da Secretaria de Estado do Turismo, bem como do Governo Municipal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).



A programação deste sábado (13) prosseguiu durante todo o dia. As festividades iniciaram com a Missa do Vaqueiro no bairro Alto Cecílio, presidida pelo padre Sebastião Santos, pároco local. Durante o ato, crianças, jovens e adultos ergueram várias peças de vestimentas dos vaqueiros e depositaram para o recebimentos das bênçãos do sacerdote.

Vaqueiros elevam vestimentas para as bênçãos do sacerdote na 6ª Festa do Vaqueiro em Francisco Santos

Dona Eloneide, filha do saudoso Isaac Santos, homenageado na Festa, fez uma leitura.

Ao término da cerimônia religiosa foi servido café da manhã para todos os participantes. De lá seguiram em cavalgada pelas ruas da cidade até o espaço de shows.

Ao final da cavalgada foi servido almoço para cavaleiros e amazonas e demais participantes do evento, seguido dos shows com Danilo Pisadinha e Mailson Show, Banda Styllus e Diego Forrozeiro.

Estiveram presentes o deputado estadual Georgiano Neto e o deputado federal Júlio César, ambos do PSD.

Georgiano no uso da palavra destacou a importância do evento. “É um prazer muito grande retornar a Francisco Santos e participar dessa festa que já é tradição em toda região. Abraçar aqui o Eduardo, Nilson e em nome deles cumprimentar toda comissão organizadora”, disse mencionando o deputado Júlio César, o prefeito em exercício Édson Carvalho, o médico e prefeito licenciado Luís José.

Júlio César cumprimentou toda comissão organizadora, vaqueiros e admiradores da festa do vaqueiro.

“Temos a oportunidade de trabalhar para a realização de obras, mas também para fazer eventos como esse”, citou destacando o vaqueiro como um dos mais importantes personagens do Nordeste do Brasil.

Siriá parabenizou os organizadores do evento. “O sexto ano consecutivo dessa festa maravilhosa”, disse destacando a apoio do governo do estado e de parlamentares, além de elogiar os organizadores. “É uma festa que tem o vaqueiro aguerrido, mulheres e homens trabalhadores’, concluiu.

Publicidade

Nilson Banzeiro agradeceu a Deus inicialmente pela oportunidade, a cada um que esteve presente, e a muitos que se deslocaram de regiões distantes. “A nossa festa é apartidária, não tem idelologia. Nossa festa é integração, é cultura, independete de cor, raça, religião, credo”, destacou.

Eduardo Banzeiro declarou que está muito agradecido.

“Passa um filme na minha cabeça de quando tudo começou. Começou há sete anos, quando eu ainda era secretário de agricultura e lancei o desafio ao prefeito Edson na época quando disse que queria deixar um legado aqui. A festa desse ano é diferenciada graças a pessoas que confiaram no nosso projeto dentre elas o Georgiano Neto”, declarou citando outros apoiadores.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS