Connect with us

DESTAQUES

Cantata de Natal retrata nascimento de Jesus com apresentações culturais, entrega de 1.000 presentes e shows em Inhuma; fotos

Publicado

em

O nascimento de Jesus é vivido diariamente no mês de dezembro. O período é aguardado por crianças, adolescentes, jovens e adultos, pois é tempo de festejar e confraternizar, e foi com esse espírito que a Prefeitura de Inhuma na gestão “Sob um novo olhar” do prefeito Dr. Elbert Holanda e do vice-prefeito Dr. Aluísio Gonçalves, através da Secretaria de Cultura e Turismo e de Assistência Social, promoveu a Cantata de Natal.

O evento que aconteceu na noite desta sexta-feira (22), na praça Monsenhor Lopes, no Centro, com a temátca “Inhuma Natal de Luz e Esperança” inclui artistas beneficiários da Lei Paulo Gustavo, exposições de artesanatos e comidas típicas, apresentações culturais, doações de presentes de Papai Noel e shows com artistas da terra.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com, o prefeito Elbert Holanda destacou que todas as realizações da noite representam a chegada de Jesus.

“É um momento muito especial. É a festa maior e mais inclusiva que existe e devemos sempre valorizar porque é o nascimento de Jesus. Que a gente possa a cada dia crescer como ser humano e como gestor. A gente vê aqui o amor dessas crianças e do povo em geral. Que possamos vivenciar a paz, a felicidade, amor ao próximo e receber os ensinamentos que Jesus nos deu. Temos várias apresentações e tudo isso é para representar o nascimento do menino Jesus”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Aluísio Gonçalves esteve presente e deixou uma mensagem para toda população inhumense.

“É um momento muito bom para reunir as famílias inhumenses neste final de ano, de refletirmos sobre nossas vidas, da importância da conviência familiar e comunitária. Isso é muito importante. O município já vem desenvolvendo há algum tempo esse trabalho que inicia com a ornamentação da cidade. As pessoas vêm para a praça e é uma festa mais inclusiva porque todos participam: criança, adulto, idoso. É um momento que as crianças têm em apresentar os trabalhos dos serviços da Secretaria de Assistência, do Centro Cultural. Ficamos satisfeitos. Que sejamos pessoas cada vez melhores. Desejo a todos um feliz e abençoado natal e um ano novo com muita saúde, paz e felicidade”, declarou o vice-prefeito.

Inhuma vive o espírio natalino desde o último dia 03 com o Acender das Luzes de Natal com missa na Igreja Matriz, exposições de artesanato, Bênção do Presépio,

A secretária de Cultura, Isabel Bezerra, agradeceu a todos os envolvidos no evento e destacou que a Cantata de Natal inclui artistas beneficiários da Lei Paulo Gustavo.

Publicidade

“Gostaria de agradecer a toda equipe da Secretaria de Cultura e da Prefeitura pela colaboração. O evento está sendo um sucesso”, disse.

Apresentações

A primeira apresentação da noite ficou por conta da Escolinha Maria’s Ballet que é coordenada por Verlane Leal e Patrícia Ferreira, seguida das Estrelas do Ballet que são crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O grupo de dança atende cerca de 60 crianças.

Breno Felipe da Unidade Escolar Tia Neném cantou a música “Exemplo de mulher”.

A quarta apresentação da noite foi realizada pelo Grupo Vida Saudável que é orientado por José de Almeida. Na apresentação o grupo chamou atenção com a temática “Menos guerra, mais Jesus”. Na ocasião o prefeito Elbert recebeu um objeto símbolo do menino Jesus produzido com artefatos de plástico.

O grupo composto por 134 pessoas é beneficiado com atividades físicas e lúdicas em prol do bem-estar mental, corporal e social e pertence ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A banda Canarinhos do maestro Neto Chaves se apresentou e executou hinos referente ao Natal.

O Coral Vozes do Inhaúma apresentou o espetáculo “O Natal das estações”. O grupo é orientado pelo Mestre Seu Silvestre.

O Alto de Natal foi uma das apresentações que mais retrataram o nascimento de Jesus Cristo, desde a anunciação do Anjo Gabreil até a visita dos três reis magos. A encenação foi executada por jovens e adolescentes do grupo municipal de teatro da Secretaria de Cultura de Inhuma, sob orientação de Leonardo Dias e Anderson Soares.

Ao final das apresentações o prefeito Elbert, o vice-prefeito Aluísio e o padre Daniel Rodrigues fizeram uso da palavra.

Logo em seguida foram distribuídos para as crianças aproximandamente 1.000 presentes em diferentes pontos da praça.

A Cantata de Natal de Inhuma teve a participação dos artistas Jailson Dantas, Fran Mel e Santana de Manaus.

Artistas fazem avaliação sobre o evento

Os artistas falaram da importância do evento como forma de valorizção dos potenciais da terra e oportunidade de visibilidade de suas artes.

Publicidade

Chagas Artesanatos é residente no povoado Alegrete, na zona rural, e confecciona painel, banquinhos, porta retratos, porta joias, entre outros, com talos de buriti. Ele fez uma avaliação do evento.

“É uma forma que temos de ganhar conhecimento e ao mesmo tempo mostrar nossas peças, comercializar. As pessoas ficam conhecendo e assim temos oportunidade de mostrar nosso trabalho, conversar”, destacou.

Credenciando como artesão, ele destacou que a palmeira (buritizeiro) não sofre com a extração da matéria prima. Ela permanece no local e somente após dois anos faz nova retirada. Ele explicou que o período de dois anos serve para a regeneração e expansão do vegetal.

Heldinho Reis é cantor e instrumentista. Ele que é um dos beneficários da Lei Paulo Gustavo elogiou a gestão de Dr. Elbert pelo apoio aos artistas.

“Muito importante valorizar a cultura da cidade de Inhuma. Muitos artistas sofreram com pandemia e ainda estamos se recuperando. É um apoio muito grande que a prefeitura está dando, o governo do estado e governo federal. É uma força muito grande para nós da área”, declarou o artista.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Elbert e primeira-dama Andréa Alves que é presidente da Câmara de Vereadores, juntamente com o vice-prefeito Aluísio; a secrtetária de Cultura, Isabel Bezerra; a secretária de Educação, Ana Luiza; a secretária de Assistência Social, Maria do Socorro, e demais secretários como: Sílvia Rodrigues (Saúde), Lisiane Leal (Meio Ambiente), Everaldo Holanda (Administração e Planejamento), José Gonçalves (Obras), Maykon Ferreira (Agricultura e Desenvolvimento Rural), e Daniel Rufino (Esporte e Juventude). Foram mencionados os vereadores: Pedro do Hermínio, Professor Ronaldo, Cebinho, Luiz Alberto, Zé Prego, Rômulo Goncalves, Dra. Amanda, Marcos Antônio, Antônio José Leal e Danilo Bezerra.

A Cantata de Natal é um ato que celebra e comemora o nascimento do Menino Jesus. É um espetáculo de evangelização por meio de canções e representação teatral do milagre que une os povos cristãos em irmandade no nascimento de Jesus.

Publicidade

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS