Connect with us

DESTAQUES

“Ela olhava como se estivesse pedindo socorro”, diz dona de cadela mãe de sete filhotes que morreu envenenada em Pio IX

Publicado

em

Vários sãos os registros de maus-tratos contra animais que acontecem das mais diferentes formas, seja por envenenamento, abandono, atropelamentos, dentre outras naturezas.

Em Pio IX, cidade situada a 420 quilômetros de Teresina, o caso mais recente aconteceu nesta sexta-feira, 02 de outubro quando uma cadela, mãe de sete filhotes foi morta, vítima de envenenamento.

De acordo com a tutora, Joana Darc, a cadela foi adotada ainda na fase infantil e já na fase adulta, recentemente estava amamentando sete filhotes. A dona da cadela relatou que é a segunda vez que foi envenenada.

Cadela chega se debatendo no portão de casa. Não resiste e morre.

“A primeira vez tem uns três meses aproximadamente. Foi ela e mais três cachorros que foram envenenados. A gente percebeu que ela estava debaixo de um carro e conseguimos dar leite. Meu vizinho também trouxe um medicamento e em pouco tempo depois ela ficou boa”, disse.

A dona relatou ainda que pela manhã desta sexta, abriu a porta para o animal sair como era de costume e quando retornou já foi com sinais de envenenamento. “Ela saiu e quando voltou escutei uma pancada no portão. Quando fui olhar ela estava se debatendo, babando, soltando aquela baba, agonizando. Foi rapidinho ela morreu. Ela comeu veneno. Colocaram bola para ela”, lamentou.

Publicidade

Angustiada com a situação, Joana Darc suplica por providências. “Peço providências minha gente, pelo amor de Deus. Aqui onde moro estão matando cachorros demais. As pessoas abandonam na estrada depois colocam veneno”, disse bastante emocionada. “Isso é um absurdo que fizeram. Um absurdo mesmo”, completou.

“Estou com meu psicológico muito abalado. Tento tirar aquela imagem de sofrimento da minha mente. Aquilo ficou gravado na memória. Ela olha para gente como se estivesse pedindo socorro. A gente fica sem saber o que fazer”, declarou.

É costumeiro o ato de abandonar animais, segundo relatou Joana. “Muitas gente deixa os animais na beira da estrada e também tem as pessoas que alimentam com comida e água”, destacou.

Animais sofrem mais maus-tratos em Pio IX

De acordo com o grupo de protetores dos animais, Anjos de Patas, em Pio IX, que aproximadamente atua há dois anos na defesa de cães e gatos, relata que os animais são abandonados frequentemente e também sofrem, além do abandono, violências.

Publicidade

“Esses dias está mais frequente o envenenamento”, disse um dos membros do grupo. destacando. “Há poucos dias uma cachorra que tinha sido atropelada e teve sua pata quebrada foi resgatada”, destacou.

“Esses dias uma cachorra foi atropelada e perdeu a pata. O motorista atropelou e não prestou ajuda”, falou acrescentando que houve tentativa de recuperar um gato que sofreu maus-tratos, mas o felino não resistiu e foi a óbito.

Em volta do matadouro do município é possível encontrar diversos cães e gatos que são levados como forma de abandono. Além disso e outros tipos de maus-tratos, o grupo Anjos de Patas enfrenta um problema que é a depredação de comedouros que são instalados.

“Enquanto a gente implementa 20 comedouros, quando vamos abastecer encontramos três, porque as pessoas tiram os outros”, destacou.

Para os interessados em adotar animais como cães e gatos podem acessar a página do Anjos de Patas de Pio IX no Instagram pelo endereço:  anjosdepataspioix

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS