Connect with us

DESTAQUES

Empresário emprestou arma e primo matou adolescentes com tiro na nuca em Teresina, diz delegado

Publicado

em

Segundo o delegado Luís Guilherme, o advogado Guilherme de Carvalho foi o autor dos dois tiros que mataram os adolescentes Luian Ribeiro Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos.

“O advogada teria sido o autor dos tiros, mas o empresário João Paulo também é considerado participante do crime, porque emprestou a arma utilizada e estava com ele durante e execução, que aconteceu em um lugar conhecido pelo João Paulo”, disse o delegado, que investiga o caso.

Ainda segundo o delegado, a arma usada no crime seria do empresário João Paulo Carvalho. Em depoimento, ele disse que a arma foi jogada em um rio depois dos assassinatos. Nas casas dos suspeitos nesta terça-feira os policiais encontraram estojos e munições desta arma.

Ainda segundo o delegado Luís Guilherme, os suspeitos disseram em depoimento que, após terem sido dominados, os adolescentes fizeram ameaças à família, afirmando que retornariam à casa em busca de vingança. Essas ameaças teriam feito o empresário e o advogado decidirem matar os dois.

Além de João Paulo e Guilherme, foi preso ainda o servidor público Francisco das Chagas Sousa, de 70 anos. Segundo a Polícia Civil, ele teria participado das agressões que os adolescentes sofreram antes de serem executados, ainda na casa onde foram dominados.

Publicidade

Segundo o delegado Barêtta, os dois jovens foram espancados e torturados, e tiveram braços quebrados antes de serem mortos.

“O laudo do legista diz que eles foram mortos de joelhos, com um tiro na nuca, a arma praticamente encostada. Eles foram surpreendidos quando estavam entrando, ainda no muro para acessar a festa”, descreveu o delegado.

Três suspeitos presos

Suspeitos do homicídio de adolescentes são presos

Suspeitos do homicídio de adolescentes são presos

Na manhã desta terça-feira (8) o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu preventivamente o empresário João Paulo Carvalho, o tio dele, o servidor público Francisco das Chagas Sousa, 70 anos, e o primo, o advogado Guilherme de Carvalho.

Segundo a polícia, os três participaram do crime contra os jovens e devem responder pelos crimes de: duplo homicídio triplamente qualificado (emprego de meio cruel, tortura e impossibilidade de defesa das vítimas), cárcere privado, ocultação de cadáver e fraude processual.

Ainda segundo o delegado Luis Guilherme, a investigação continua para identificar a participação de cada um dos suspeitos, e se há mais algum envolvido no crime.

O crime

Anael Natan e Luian Oliveira — Foto: Caroline Oliveira/g1 PI

Anael Natan e Luian Oliveira — Foto: Caroline Oliveira/g1 PI

Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan Colins, de 17 anos, foram encontrados mortos em 15 de novembro, na zona rural Leste de Teresina, após ficarem dois dias desaparecidos. Os dois eram amigos de infância e moravam na região do bairro Planalto Uruguai, na Zona Leste da capital.

Publicidade

Em 12 de novembro de 2021, os dois estariam juntos e tinham a intenção de entrar numa festa que acontecia num sítio localizado na BR-343, no bairro Gurupi, na saída Leste de Teresina. Segundo o delegado Barêtta, os dois jovens invadiram o sítio do servidor público Francisco das Chagas Sousa, 70 anos, para entrar em uma festa que acontecia no terreno ao lado.

Após serem flagrados pelo proprietário, foram dominados por ele e pelo filho, o advogado Guilherme Carvalho. Eles chamaram então o sobrinho de Francisco, o empresário João Paulo Carvalho, 35 anos, para que ajudasse a levar os dois jovens de lá.

Depois disso, segundo a polícia, eles foram levados até o local onde foram mortos, no povoado Anajás, às margens da PI-112, Zona Rural Leste da capital, a 20 km de distância de onde foram pegos. A polícia não informou se eles foram torturados no local, mas foram encontrados com os braços quebrados.

Na caminhonete do empresário, segundo a polícia, foram encontradas marcas de sangue. Um exame ainda vai indicar a quem pertence o sangue.

Os adolescentes foram encontrados mortos em 15 de novembro, após ficarem dois dias desaparecidos.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS