Connect with us

DESTAQUES

INHUMA 70 ANOS | 40º Concurso de Gado Leiteiro é aberto com recebimento de animais, palestras e ordenhas; fotos

Publicado

em

O 40º Concurso de Gado Leiteiro foi aberto na manhã desta terça-feira, 11 de junho, durante a programação do aniversário de 70 anos de emancipação política do município de Inhuma.

O evento que é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) conta com 13 vacas das raças Holandês, Mestiço e Girolando.

O prefeito Dr. Elbert Holanda esteve no local e disse em entrevista ao Cidadesnanet.com, que é muito importante essa ação para movimentar o setor agropecuário, uma vez também que já é tradição no município.

Prefeito Dr. Elbert e secretário de Agricultura Luíz Ricardo

“Vivenciamos um período de festividades do aniversário de emancipação política de Inhuma. São 70 anos. Essas atividades assim como outras não poderiam deixar de serem realizadas. Iniciamos o concurso ontem dia 11. Prosseguimos com ele nesta quarta, e, amanhã, quinta, vamos conhecer o premiado deste ano. Os produtores são importantes para o aquecimento do setor e para a economia local”, destacou o prefeito convidando os inhumenses e a população de outras regiões para comparecer nas festividades que prossseguem até esta quinta (13).

Nas atividades do 40º Concurso estiveram presentes também o vice-prefeito Dr. Aluízio Gonçalves com sua esposa, filho e sogra, a colaboradora Tamires (da Secretaria de Agricultura), o criador Manoel da Emater com sua filha vereadora Amanda Leal, lideranças políticas como Cássio Leal, o coordenador da Defesa Civil municipal Eronildo Leal, além de entusiastas e criadores.

De acordo com a Secretaria de Agricultura gerida pelo secretário Luíz Ricardo, parte do leite ordenhado durante o concurso é destinado para famílias carentes do município. “Essa iniciativa não só enaltece o espírito de solidariedade da comunidade como também ressalta o papel do evento como agente de transformação social”, destacou.

“É um momento de celebração e reconhecimento pelo esforço e dedicação dos participantes que elevam não apenas o nome do vencedor, mas de toda a cidade mostrando o potencial leiteiro e a hospitalidade de Inhuma”, acrescentou o secretário.

Os animais foram avaliados pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), representada por Enio Pio que é fiscal estadual agropecuário, e Josiran Rodrigues, técnico em agropecuária.

Publicidade

Enio destacou que os animais estão saudáveis livres de brucelose e tuberculose. A logísitica (saída da propriedade e chegada ao espaço do concurso) são critérios avaliados, entre outros pontos.

“Tanto a saída deles da propriedade quanto a chegada no local está fundamentada no guia de trânsito animal”, disse afirmando que os animais estão aptos a concorrerem no 40º concurso de gado leiteiro de Inhuma”, destacou.

Durante a manhã as vacas foram recebidas nas dependências do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na oportunidade, os donos dos animais participaram de uma palestra com a consultora de agroinovação do Sebrae da Regional de Picos, Hanna Leão. A palestra abordou o tema “Cooperação empreendedora para o fortalecimento dos negócios rurais”.

Em entrevista, a palestrante Hanna Leão contou o que foi repassado aos donos dos animais.

“Com o tema, nós tentamos sensibilizá-los sobre o poder da cooperação empreendedora, mostrando que através do trabalho coletivo, eles conseguem alcançar seus objetivos mais rapidamente. O trabalho em cooperação, seja em associação ou em redes estratégicas, eles podem estar se unindo para usar a compra de insumos de materiais, estar buscando acesso a projetos que ficaria muito mais fácil do que se fizessem de maneira individualizada”, explicou a instrutora.

Já no período da tarde, todos os animais passaram por ordenha (esvaziamento do ubre), processo que marca o início da concorrência entre os criadores. Os donos de gado concorrentes fazem a conferência para saber se há ou não leite no ubre.

No processo de manejo, ao tempo em que é retirado o leite, as vacas são alimentadas com ração.

O veterinário Francisco Antônio faz o acompanhamento do concurso. Ele explicou que é necessário que o animal seja banhado de duas a três vezes no dia para amenização da temperatura. O veterinário ressalta também que as baias são cobertas com palha porque costuma absorver menos calor.

Publicidade
Veterinário Francisco Antônio
Criadores banham animais como forma de cuidados com temperaturas

Casca de Bala é uma vaca pertencente ao criador José Pereira. Ele ressaltou que trabalha há 40 anos com bovinos e há cinco diretamente com gado leiteiro. Casca de Bala é da raça Holandês e possui cerca de cinco anos. José Pereira trabalha com a venda de leite e seus derivados.

Cuidador fazendo a ordenha em Casca de Bala

Estão inscritas no concurso as vacas: Baixinha, Lua Nova, Morena, Casca da Bala, Coração, Modelo, Amarelinha, Azeitona, Pretinha, Chica, Lavandeira, Asa Branca e Pichula.

A primeira etapa da ordenha – pós-recebimento dos animais – inicou nesta quarta-feira, 12, pela manhã. A avaliação é feita por somatório de quantidade de quilos de leite extraídos por cada animal. O serviço de pesagem está a cargo de Lucas que é técnico da Emater/PI.

Técnico Lucas faz a pesagem do leite

Ainda pela manhã foi ministrada uma palestra com a instrutora Maria Ellida. A médica veterinária e consultora do SEBRAE trabalhou com os produtores a respeito do melhoramento genético do rebanho. Entre outras informações repassadas com foco na pecuária leiteira, ela enfatizou que o melhoramento acelera a rentabilidade da produtividade dos animais.

Duas ferramentas estiveram em destaque. Uma foi sobre o descarte orientado. A outra tratou a respeito das biotecnologias da reprodução no tocante a inseminação artificial em tempo fixo.

“A inseminação é possível ser aplicada. Temos profissionais que atuam na região. Temos as facilidades através do Sebrae Tec que é uma solução que traz facilidade aos acessos à essa tecnologia da reprodução, e também outros programas que as prefeituras podem buscar parcerias com governo do estado para trazer essa tecnoligia da pecuária leiteira”, explicou.

O descarte orientado pode ser aplicado por qualquer produtor, conforme disse a veterinaria. A profissional explicou que o descarte é voltado para animais improdutivos ou pouco produtivos que acaba gerando impacto nos resultados no tocante ao aumento do custo e mão-de-obra. “Ele vai ter o controle daquela vaca que tem produção melhor, daquela produção inferior. As vacas que têm características não tão importantes, o produtor pode selecionar e descarta-las. É uma forma para ele ir selecionando os melhores para ficar na propriedade”.

Grande final

Na última etapa que será realizada nesta quinta-feira, 12, é contabilizado o total de quilos pesados somado durante a primeira, segunda e terceira ordenhas. O produtor que retirou mais leite e registra maior quantidade, em quilos, será premiado como o grande vencedor do concurso.

Publicidade

Veja abaixo as fotos do 1º e 2º dia

1º Dia

2º Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS