Connect with us

DESTAQUES

Lançamento do livro “Inhuma-PI, 70 anos de história” marca noite comemorativa do aniversário de emancipação política; fotos

Publicado

em

São 70 anos de emancipação política. Ao longo de sete décadas o município de Inhuma foi marcado em diversas fases de sua história na política, na cultura, na religião, nas artes, na educação, e em todos os segmentos da sociedade. Inhuma está vivendo a plenitude de seu aniversário com uma programação diversificada que iniciou no último dia 31 de maio e prossegue até o dia 13, próxima quinta-feira.

Em mais um dia de comemorações alusivas ao aniversário, a noite desta segunda-feira (10) foi marcada pelo lançamento do livro intitulado Inhuma-PI, 70 anos de história. A solenidade conduzida pela cerimonialista Marcela Araújo aconteceu na praça de eventos do Ginásio Poliesportivo Deputado Mussa Demes, e teve animação musical do grupo Versões, de Teresina.

Conteúdo relacionado

De autoria do escritor e poeta José Henrique Rodrigues de Sousa, a obra conta com a contribuição dos organizadores: Ana Luiza Gonçalves Rodrigues, Ellbert Holanda Moura, Joana de Sousa Araújo Barros, José Henrique Rodrigues de Sousa, Lucélia Maria Nogueira Ferreira, Marcela Araújo de Sousa, Maria do Socorro Jesus Rufino, Maria do Amparo Rodrigues de Carvalho Santos,Maria Luiza Pereira Dionísio Sousa.

Os literatos que contribuíram para a produção do livro são: Lucélia Maria Nogueira, João Antônio de Sousa, Guilherme Gonçalves, Izabel Cristina de Sousa, Aluízio Gonçalves, Adamir Leal, Maria do Socorro Macedo, Júlia Borges, Adriana Morais, Janaina Pereira, Leonardo Dias, Maria do Socorro Isidório, Lívio José Isidoro, Karla Silvana Cardoso, Geovana Barbosa de Sousa, Franklin Mendes do Nascimento, Etivaldo Alves, Raylan Ferreira, e Maria Luiza Pereira.

A solenidade foi bastante prestigiada e reuniu autoridades como o prefeito Elbert Holanda; o vice-prefeito, Aluízio Gonçalves; a vereadora, presidente da Câmara e primeira-dama, Andrea Alves; o vereador Pedro Hermínio; as secretárias: Silvia Rodrigues (Saúde), Isabel Bezerra (Cultura) e Ana Luíza (Educação), além dos literatos colaboradores.

O evento foi abrilhantado com apresentações culturais de alunos da escola Alfa Inhumense que retratou o livro Inhuma-PI, 70 anos de história. A religião, o vaqueiro como símbolo sertanejo foram destacados durante a exibição dos alunos.

O prefeito, Dr. Elbert Holanda, escreveu o prefácio do livro. Em entrevista ao Cidadesnanet.com ele destacou que a obra literária aborda várias histórias da população do município.

“Eu tive a ideia para criarmos esse livro, porque vi a necessidade quando estava querendo conhecer um pouco sobre a história de Inhuma. Lançamos o livro sobre a história de Inhuma, onde vai resgatar os 70 anos do município, como também a pré e pós emancipação. É um livro importante que fala do nosso povo, dos nossos heróis e famílias que muito contribuíram para fundar a emancipação do município. Estamos trabalhando a parte da religião, cultura. É um livro muito rico e com muitas histórias do nosso povo. Aproveito o momento para agradecer aos colaboradores, para que esse livro fosse lançado. Nós contamos com uma equipe que esteve empenhada nessa obra”, pontuou o gestor.

O escritor e poeta, José Henrique Rodrigues de Sousa, fez uma explanação resumida do livro e explicou como a obra pode ser adquirida.

Publicidade

“O edital foi lançado no ano passado, e a gente deu um tempo para os autores escreverem os textos e nos repassar. Designamos uma outra comissão para avaliar esses textos e todos foram aprovados. Estamos lançando ele agora, e esse processo durou quase um ano. Todos têm fontes bibliográfica, fotos, datas e pesquisas apuradas. O livro contém 488 páginas, 19 autores e 25 textos e tem sido bastante procurado, porque é a nossa história. Para adquirir o livro os interessados devem acessar o link que vamos divulgar e é só entrar no clube dos autores e fazer o pedido dele”, frisou.

A secretária de Educação, Ana Luiza, membro da organização do livro contou como foi o precesso até o lançamento e explicou os temas que a obra retrata.

“O prefeito sugeriu que fosse escrito um livro e a Secretaria de Educação abraçou essa ideia, onde nós lançamos um edital de chamada pública aos autores, escritores, professores, historiadores inhumenses para juntos escrevermos e registrarmos a nossa história. E o fruto foi esse livro intitulado como: “Inhuma-PI, 70 anos de história” dos mais variados temas. Nós escrevemos sobre a história política, geografia, comunicação, educação, folclore, cultura, religião, personalidades históricas e povoados de Inhuma. Nós esperamos em um futuro bem próximo lançar com nossos autores”, ressaltou.

O poeta e advogado, Lívio Isidório, foi um dos escritores do livro. Ele comentou sobre qual autor ele escreveu a biografia, enfatizando que o livro objetiva incentivar jovens a ler e escrever.

“Eu escrevi sobre a biografia de Francilino de Sousa Araújo, que é um inhumense e se radicou bem cedo em Campinas (São Paulo). Ele dá nome ao Centro Cultural aqui da cidade e é um cidadão que teve grande participação na literatura local. Ele escreveu mais de um milhão de artigos, era jornalista e teve muito contato com as letras, bem como escreveu dezenas de livros. Minha mãe é sobrinha dele e me ajudou a escrever essa biografia e esperamos que o livro incentive jovens inhumenses a continuarem lendo, escrevendo e produzindo, porque sabemos que a cidade é um celeiro de literários”, enfatizou.

Parte dos autores fizeram uso da palavra. Eles declararam satisfação e enfatizaram a importância do livro para atualidade e outras gerações.

O encerramento da solenidade foi marcado pela sessão de autógrafos dos escritores e fotos do público em geral.

Facebook

MAIS ACESSADAS