Connect with us

DESTAQUES

Primeiros vacinados há 1 ano, médicos comemoram eficácia e criticam negacionismo

Publicado

em

Há exatamente um ano, em 18 de janeiro de 2021, o Piauí distribuía as primeiras vacinas contra Covid-19. O dia foi marcado com uma cerimônia na Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) em que foram vacinados pessoas que somavam critérios: profissionais de saúde, idoso e profissionais que atuavam na linha de frente da pandemia.

A primeira pessoa a estender o braço para a vacina contra Covid-19 no Piauí foi o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, na época com 75 anos. O dr. Parente contou ao g1 que desde então tomou outras duas doses da vacina, e se sente “muito bem”.

Em 2021, o Dr. Parente disse ao g1 que via a chegada das vacinas como ‘uma luz no fim do túnel’. Um ano depois, ele reafirmou, com a mesma convicção: “Eu estava absolutamente certo. Se temos novas variantes surgindo hoje, é porque há pessoas que não querem se vacinar”, disse.

“Eu me considero um privilegiado por ter sido o primeiro do Piauí, e entre os primeiros do Brasil. Vi o surgimento da vacina como uma luz no fim do túnel por que só através dela é possível erguer barreiras contra o vírus”, comentou o médico.

Solenidade oficial dá início a campanha de vacinação contra a Covid-19

Solenidade oficial dá início a campanha de vacinação contra a Covid-19

A expectativa do médico agora é vacinar três de seus netos, que têm idade entre 5 e 11 anos. A vacinação para crianças começa nesta terça-feira (18).

Publicidade

“Tenho três netos, e estou só aguardando que a vacina comece a ser distribuída para que eles sejam vacinados. Todos os pais desse país devem assumir o compromisso de levar seus filhos para vacinar”, disse.

A médica Amariles Borba, de 77 anos, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina também foi uma das primeiras pessoas a receber a vacina.

Um ano depois, a médica Amariles conta que tomou as duas doses e o reforço, e não contraiu a doença. “Além de vacinada, eu tenho obedecido a todos os regramentos sobre uso de máscara, higiene das mãos, distanciamento…”, contou.

Amariles contou que, desde que a pandemia começou, tem se esforçado para se manter atualizada sobre as pesquisas referentes à Covid-19. “Eu passo os finais de semana e as noites em casa estudando, para estar atualizada e dar informações corretas, ajudar a tomar as medidas necessárias”, disse.

Técnica em enfermagem Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, foi a segunda vacinada no Piauí em 18 de janeiro de 2021 — Foto: Reprodução/YouTube Governo do Piauí

Técnica em enfermagem Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, foi a segunda vacinada no Piauí em 18 de janeiro de 2021 — Foto: Reprodução/YouTube Governo do Piauí

Com décadas de experiência em campanhas de vacinação no Piauí, a médica falou de sua indignação com as pessoas que têm resistência à vacinação contra Covid-19.

Publicidade

“Essas pessoas só podem ler as coisas pela metade. É só olhar para trás: se o mundo se viu livre da varíola, da poliomielite, se as crianças em Teresina já não morrem vítima de tétano ou difteria, é por causa das vacinas”, disse.

Um ano de vacinação no Piauí

Criança indígena de 7 anos é a primeira a ser vacinada contra Covid no Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi

Criança indígena de 7 anos é a primeira a ser vacinada contra Covid no Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi

Até essa segunda-feira (17), segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), haviam sido aplicadas no Piauí 5 milhões 635 mil doses de vacina contra Covid-19. Ao todo são 83% da população imunizada com a 1ª dose, e 75% com a imunização completa. 12% dos piauienses receberam ainda a dose de reforço.

A vacinação começou no dia 18 de janeiro de 2021. Em 1 de julho, o estado atingiu 1 milhão de doses aplicadas.

A imunização de crianças entre idades de 5 e 11 anos, a mais recente fase da campanha de vacinação contra Covid-19, foi iniciada nesse sábado (15) com uma cerimônia simbólica em Piripiri. Na ocasião, uma criança indígena foi a primeira a receber a dose da infantil no Piauí. Outras nove crianças também foram vacinadas.

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças - Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças – Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A vacina a ser aplicada será a versão pediátrica do imunizante da Pfizer/Comirnaty. Vão ser disponibilizadas em 11 Unidades Básicas de Saúde de Teresina. Em outras cidades do Piauí, a data de início varia de acordo com as necessidades de cada prefeitura.

Publicidade

Nesta segunda-feira (17) a Fundação Municipal de Saúde de Teresina abre agendamento para as doses para crianças. Ao todo, é esperado que 331.433 crianças de 05 a 11 anos sejam vacinadas em todo o estado. O agendamento pode ser feito pelo site Vacina Já.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS