Connect with us

Bocaina

Missa e bênção da pedra fundamental marcam último dia do 269º festejo de Bocaina

Publicado

em

O dia 08 de dezembro é uma data muito aguardada por todos os bocainenses que residem no munícípio e por aqueles que moram em diferente regiões do país, que mesmo distantes elevam preces e agradecimentos a Nossa Senhora da Conceição.

O festejo da santa padroeira de Bocaina chegou a sua 269ª edição neste ano e foi celebrado desde o dia 29 de novembro na reflexão do tema “Com a Virgem da Conceição, chamados e enviados para a Missão”.

Nesta sexta-feira (08) as festividades em honra a santa padroeira chegaram ao final. O primeiro ato foi a Missa dos Romeiros, às 05h, seguida do café da manhã dos romeiros e da Missa Solene de Nossa Senhora da Conceição.

O ato solene foi presidido pelo bispo Dom Plínio José e concelebrado pelos padres Chiquinho (Patos do Piauí), Marcos Vinicius (Queimada Nova), Paulo Henrique (São João da Canabrava) e o seminarista Afonso (São João da Canabrava).

Durante a cerimônia o bispo muito enfatizou sobre o tema e chamou atenção para a importância de seguir a Vírgem da Conceição como exemplo na missão de evangelizar. Dom Plínio revelou que antes de subir aos céus, Jesus recomendou: “Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.

Fiéis elevaram preces a santa padroeira e no cântico intitulado “Oh Maria Imaculada” muitos seguidores de Nossa Senhora da Conceição se dirigiram até a imagem da santa para suas saudações, agradecimentos e ofertas.

A cerimômia encerrou com duas etapas. A primeira foi a bênção final e a segunda o lançamento seguido da bênção da pedra fundamental da construção da nova Igreja Matriz.

O ato de lançamento foi precedido da procissão com o corpo litúrgico e os devotos no entorno. O ritual prosseguiu com o bispo fazendo a benção da área, aspergindo com água benta em todos para a purificação através do contato com Deus.

“Prepararam esta área para que aqui se levante uma igreja e fazei que, com a mesma unidade dos corações e alegria dos espíritos, presentes a esta construção que hoje começamos, venham eles em breve celebrar neste templo os mistérios para sempre vos louvar nos ceus”, disse o bispo.

O ritual foi concluído com a bênção e instalação da pedra fundamental por Dom Pinio José, e o pároco, padre Francisco Feitosa. Juntamente com os concelebrantes, eles depositaram a pedra na urna junto com a bandeira da Paróquia, um livro ata contendo a relação dos coordenadores de pastorais e movimentos da paróquia e a relação dos nomes dos benfeitores da igreja.

A pedra depositada contém a descrição “Ano do Senhor 2023, Papa Francisco, Bispo Diocesano D. Plinio Jose, PAROCO Pe. Fco. A. Feitosa”.

A pedra é material original da primeira construção da igreja que aconteceu no ano de 1754 pelo desbravador Borges Marinho, tendo o templo passado por reformas nos anos de 1925 e 1974.

Publicidade

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS