Connect with us

DESTAQUES

Oito cidades do Piauí têm decretos de emergência reconhecidos pela União

Publicado

em

Governo Federal reconheceu que oito municípios do Piauí estão em situação de emergência por conta das enchentes, incluindo cheias de rios e risco de rompimento da Barragem do Bezerro. Com o decreto, os municípios devem receber apoio Federal para o socorro das pessoas desabrigadas pelos alagamentos. O reconhecimento tem vigência por 180 dias.

As cidades consideradas pela União como em situação de emergência são: Batalha, Barras, Esperantina , José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Campo Maior e Pimenteiras. As seis primeiras estão ainda sob risco devido à possibilidade de rompimento da Barragem do Bezerro, onde foi localizada uma fissura no paredão, que já foi reparada. As duas últimas, segundo a Defesa Civil estadual, estão em risco devido às cheias de rios.

Seis bairros de Campo Maior ficaram alagados  (Foto: Foto: Divulgação/ Jilvan Sousa )

Seis bairros de Campo Maior ficaram alagados (Foto: Foto: Divulgação/ Jilvan Sousa )

De acordo com Raimundo Coelho, secretário de Defesa Civil, os municípios avaliaram os danos causados pelos desastre, e fizeram a solicitação para o Estado, que enviou as informações para Brasília, que concedeu o reconhecimento federal da situação de emergência. Além destes, outros seis estão com decretos de emergência municipais: Juazeiro do Piauí, Luzilândia, Piracuruca, Joca Marques, Madeiro e Teresina.

O secretário disse que os oito municípios devem receber nas próximas semanas kits de emergência para serem distribuídos entre as cerca de 4 mil pessoas que estão desabrigadas por conta dos alagamentos. De acordo com Raimundo Coelho, os kits contém cesta básica e água mineral, kit para higiene pessoal, um kit de produtos de limpeza e colchonetes, fornecidos de acordo com as necessidades.

Barragem do Bezerro está sob risco de rompimento (Foto: Magno Bonfim/TV Clube)

Barragem do Bezerro está sob risco de rompimento (Foto: Magno Bonfim/TV Clube)

A previsão é de que os kits cheguem a Teresina na próxima quinta-feira (26) para então serem distribuídos para os municípios. “No primeiro momento a prioridade é o atendimento às famílias, a ajuda humanitária, o socorro para a retirada dos abrigos, e posteriormente os entes têm que procurar reestabelecer a normalidade da cidade: melhorar as vias, recuperar os açudes…”, explicou o secretário de defesa civil.

Publicidade

Ao todo 14 municípios decretaram situação de emergência. Raimundo Coelho disse que as outras seis cidades não fizeram procedimento solicitando a homologação para o reconhecimento federal. “Contactamos esses municípios e vamos fazer esse grupo e pedir o reconhecimento da União”, disse o secretário.

Várias família deixaram suas casas em José de Freitas e vão precisar de ajuda (Foto: Aniele Brandão/TV Clube)

Várias família deixaram suas casas em José de Freitas e vão precisar de ajuda (Foto: Aniele Brandão/TV Clube)

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS