Connect with us

DESTAQUES

Orquestras sanfônicas, apresentações culturais e shows abrem o XX Encontro de Folguedos de Pio IX; fotos e vídeos

Publicado

em

A cidade de Pio IX vive intensamente as festas juninas com o XX Encontro de Folguedos realizado pela Prefeitura Municipal na gestão “Trabalho e respeito para todos” do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito, Etinho Bezerra. Com apoio da Secretaria de Educação e do Departamento de Cultura, o encontro iniciou nesta sexta-feira (17) e prossegue neste sábado, 18 de junho.

O colorido das bandeirolas e a alegria dos piononenses voltaram com força total preenchendo o Terreiro da Fazenda depois de dois anos sem a realização devido as imposições da pandemia da Covid-19. Neste ano um dos mais aguardados eventos no município tem como tema “As bodegas de Pio IX, um canto eterno no coração do lugar”.

Reunindo crianças, jovens, adultos e idosos, o primeiro dia do XX Encontro de Folguedos, nesta sexta-feira (17), foi abrilhantado com caminhada, festival de sanfona, orquestras sanfônicas, apresentações culturais, quadrilhas, mostra de elementos típicos do Nordeste, shows musicais, além da exposição e vendas de comidas típicas como forma de resgate cultural e aquecimento da economia.   

Terreiro da Fazenda – Imagem aérea por Dugrazy Filmes

O início

O marco inicial foi às 16h com caminhada reunindo vários sanfoneiros. Adultos, jovens e crianças seguiram da sede da Secretaria de Educação até o Terreiro da Fazenda (ao lado da Igreja Matriz).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0404-2.jpg

Na chegada, o palco Elísio Libâneo recebeu as Orquestras de Sanfona Acordes do Campestre e Feitosa. Logo depois foi o momento das apresentações culturais.

Apresentações culturais

A abertura das apresentações culturais no palco principal ficou a cargo da orquestra Feitosa. Em seguida, a Educação Municipal de Pio IX foi representada pelas escolas da rede de ensino.

A Creche Tia Ana Matutina de Alencar desfilou mostrando produtos emblemáticos da bodega tradicional. Entre eles foram mostrados a lamparina, o fumo de rolo, o chocalho, o pilão, a trança de alho-corda ou entrelaçado, a urupema.

Publicidade

A Unidade Escolar Professor Balduino Barbosa de Deus apresentou a banca de café da Júlia Salvina. A memória de Júlia é lembrada pela resistência e coragem da mulher piononense. Júlia ficou viúva e se dedicou a sua banca de café que serviu de sustento para os filhos. Ela se destacava da comunidade Cacimba Nova até a cidade, montada a cavalo, para vender em sua banca de feira o café, bolo, chá, macaúba, entre outros.  

Alunos da escola Laurindo Paulo de Oliveira, da comunidade Serra da Baraúna, dançaram o tradicional São Gonçalo que celebra o pagamento de promessas, inspirada também no santo festeiro. Na tradição religiosa, à São Gonçalo são rogados os pedidos de intercessão do santo em pagamento de dívidas, no livramento da prostituição e na conquista de casamentos.

As apresentações culturais seguiram com o toque de fole da escola Libâneo José de Carvalho em homenagem a Elísio Libâneo de Carvalho. Na maior parte dos seus 99 anos de vida Elísio Libâneo morou na zona rural e foi um sanfoneiro honrado que preservou a herança da família repassando aos filhos que o admiravam quando o mesmo consertava as sanfonas. Depois de casado encerrou as atividades “tocadoras” mas se dedicou ao conserto dos instrumentos.

A escola Maria Matutina de Alencar apresentou ao público Francisco de Alencar Maia com a “Bodega do Chico Arrais”. Além do comércio Chico Arrais [Francisco de Alencar Maia] se dedicava a labuta do campo. A bodega esteve em atividade até o início dos anos 2000. O falecimento de Chico Arrais foi no ano de 2018 aos 95 anos. No mesmo ano o Mercado Público recebeu seu nome.

Ao final das apresentações culturais os alunos da Unidade Escolar Francisco Suassuna de Melo abrilhantaram com a Quadrilha Junina Suassuna.

Imagem aérea por Dugrazy Filmes

Shows musicais

Ao término das apresentações culturais, foi o momento da festa dançante. Os shows musicais iniciaram com Sandrinho do Acordedon.

Imagem aérea por Dugrazy Filmes

Logo depois o grupo foi integrado pelo talento e a bela voz da cantora Paloma Nunes.

Com muito forró pé de serra ao som de zabumba, sanfona, triângulo, baixo, guitarra e bateria o grupo Fulô do Sertão, formado na maioria por mulheres, tocou várias músicas de sucesso por quase duas horas e como despedida do palco puxou a tradicional quadrilha embalando o público.

VIDEOS

Leonel do Acordeon da cidade Campos Sales-CE, encerrou os shows puxando mais forró. A última apresentação musical ficou até quase 05 horas da manhã deste sábado.

Autoridades falam sobre o evento 

No retorno das atividades presenciais após a pandemia, o prefeito Silas Noronha promove, em sua gestão, o segundo grande evento do município.

“É com muita honra que a gente faz o segundo grande evento em nossa gestão. Hoje estamos resgatando uma grande cultura de Pio IX e com o prefeito Silas Noronha, Pio IX vai ter vários eventos grandes”, disse o prefeito destacando que no mês de agosto terá mais eventos com atrações renomadas de nível nacional.

Silas deixou a mensagem ao povo. “A Pio IX eu só tenho que dar o melhor de mim porque foi uma cidade que me abraçou e me acolheu e aqui estou sendo o prefeito e tenho que fazer pelo povo de Pio IX. Só tenho a agradecer a cada um que participou desse evento”.

Professora Eliane Bezerra é vereadora de Pio IX e uma das mobilizadoras do XX Encontro de Folguedos de Pio IX. Ela avaliou de forma positiva e destacou que o principal objetivo dos folguedos é proporcionar o intercâmbio cultural dentro do município e das regiões do território.

Publicidade

“Proporcionar as informações e elucidar na memória a construção e edificação que as gerações passadas deixaram de legado para gente. As escolas dos lugares mais longínquos do nosso município representaram com muita dignidade e originalidade. Esse ano o diferencial dos folguedos foi uma homenagem ao sanfoneiro Elísio Libâneo, pioneiro que fez escola dentro da própria família. A gente traz uma proposta dessa com a expectativa de fazer escola também e perpetuar para as outras gerações. O primeiro festival de sanfona que contou com sanfoneiro do município e de estados vizinhos foi um espetáculo muito bonito e bem aceito. As atrações juninas com Fulô do Sertão foi um show”.

Eliane revelou: “estou muito satisfeita e a sociedade recebeu de braços abertos sem distinção social ou política”.

A mobilizadora do Encontro enfatizou a importância do mapeamento cultural. “Buscou nomes importantes de todas as famílias para fazer esse resgate e elucidar na memória das gerações atuais”, concluiu a mobilizadora.     

A secretária de Educação, Clebiana Telles, agradeceu a todos que se engajaram para a realização do evento e destacou sua satisfação com os educadores envolvidos para com as apresentações das escolas.

“Hoje é um momento sublime para a educação do nosso município. A gente conta com os grandes diretores e uma equipe grandiosa da Secretaria de Educação que nos ajuda e é um norte que faz a gente sentir garra e força para podermos realizar esse evento, assim como alunos e pais de alunos. A gente fica emocionada. Com Deus e suas graças estamos conseguindo realizar o primeiro dia e se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse.

A secretária direcionou agradecimentos especiais a professora Luciene Amorim, a vereadora Eliane Bezerra, ao prefeito Silas Noronha e ao vice-prefeito Etinho Bezerra por todo apoio.

Mesa de honra

Publicidade

A mesa de honra foi composta pelo prefeito Silas Noronha e a primeira-dama Veruska Noronha; o vice-prefeito Etinho Bezerra e a secretária de Educação Clebiana Telles; as professoras e mobilizadoras dos folguedos Eliane Bezerra (vereadora) e Luciene Amorim; a supervisora de Ensino, Alexandra Carvalho; a assessora do prefeito, Eristânia Gonçalves; a chefe de Gabinete, Simone Bezerra; o procurador do município, Juarez Alencar; o secretário de Governo, Antônio Pedro; os vereadores Dulcídio e Geraldinho – representado pela esposa Merinha Antão.

Foram mencionados os vereadores Guto Costa, Jônatas Leite, Hipérides Alencar, José Miguel, Chico Luiz, Gabriel Noronha e Carlito Pedro.

Imagem aérea por Dugrazy Filmes

Bodegueiros homenageados

Ao som da sanfona de Elísio Libâneo o tema narra a história de todos os bodegueiros de Pio IX que movimentaram a economia nos antepassados.

Os bodegueiros e bodegueiras homenageados são: Zezinho Antão, Chico Arrais, Santana, Antônio Graça, Chiquinho de Lulu, Júlia Selvino, Joaquim Pinheiro, Chico Dantas, Laurindo Barreto, Zezinho de Lulu, Lalá, Seu Dica, Odeto Arrais, José Antão de Alencar, Dalto Antão, José Bonifácio, Chagas Fortaleza, Dil, Graciela, Bodegueiros do São Bento, Zezinho Gomes, Raimundinho e Antônio do Ivo, entre outros.

Dia 18 de junho

A programação do XX Encontro de Folguedos tem continuidade neste sábado. Às 16h, haverá Som no palco Elísio Libâneo, seguido de Tonho de Corrinha, Tonho do Acordeon e Raí da Pisadinha, e Daizinho do Acordeon.

Publicidade

Logo depois acontece as apresentações culturais com a escola Dona Anita Telles; NUCA; Instituto Federal do Piauí (IFPI); Unidade Escolar José Antão Alencar Neto; Unidade Escolar Francisco Pedro da Silva; Unidade Escolar Francisco Luís Viana.

Shows

A noite, às 23h, subirão ao palco as atrações musicais Karlla Thalyta e Banda Libanos encerrando a 20ª edição do Encontro.

Transmissão ao vivo

O XX Encontro de Folguedos pode ser acompanhado na íntegra na transmissão através do Youtube. (veja vídeo abaixo).

Publicidade

>>Veja fotos da caminhada, festival de sanfona, apresentações culturais e shows

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS