Connect with us

DESTAQUES

XX Encontro de Folguedos de Pio IX encerra com artistas locais, apresentações culturais e shows com Líbanos e Karlla Thalyta; fotos e vídeo

Publicado

em

A memória, o patrimônio social, histórico, humano e cultural piononense, foram destaques do XX Encontro de Folguedos de Pio IX nos dias 17 e 18 de junho, realizado pela Prefeitura Municipal na gestão “Trabalho e respeito para todos” do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra.

Com o tema “As bodegas de Pio IX, um canto eterno no coração do lugar” a edição deste ano de 2022 teve apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Cultura e homenageou Elísio Libâneo, considerado um dos maiores nomes da sanfona de Pio IX e região.

O tema do encontro de folguedos surgiu através das narrativas do poeta Paulo Gustavo de Alencar que criou o cordel e é composto por 50 estrofes. O livreto foi distribuído como lembrança aos participantes.

“Me deram o tema geral e a partir dos versos e saiu a temática final: as bodegas de Pio IX, um canto eterno no coração do lugar. O tema saiu justamente desse meu cordel feito de forma gratuita por meio da solicitação da secretaria de educação e da coordenação de cultura”.

O artista é natural de Pio IX, mas reside atualmente em Teresina. “Já tenho essa relação de identidade e pertencimento e desde de minha infância e adolescência mantenho vínculo com Pio IX. Para mim foi um prazer contribuir com esse cordel e a ideia foi, depois, transformar no livreto e distribuir como lembrança do evento”. frisou.

Poeta de Pio IX Paulo Gustavo de Alencar – Arquivo pessoal gentilmente cedido ao Cidades na Net

Através de sua experiência de vida foram criados – de sua própria memória – vários trechos da literatura contida no cordel que narram as bodegas. Paulo relatou ainda que muitos outros arquivos foram obtidos através de vínculos familiares por meio da pesquisa. “Buscamos rememorizar a tradição da bodega de Pio IX”.

O evento teve como mobilizadoras as professoras Eliane Bezerra (vereadora) e Luciene Amorim.

Publicidade

O primeiro dia foi aberto na sexta-feira (17) com orquestras sanfônicas, apresentações culturais e shows.


CONTEÚDO RELACIONADO

Orquestras sanfônicas, apresentações culturais e shows abrem o XX Encontro de Folguedos de Pio IX; fotos e vídeos


A vigésima edição do Encontro de Folguedos presta homenagens às bodegas de Pio IX, que muito contribuíram, nos antepassados, para a movimentação do comércio e da economia. Para representar os bodegueiros foram instaladas barracas com bebidas e, comidas típicas, com o nome de cada um desses agentes. São elas: Bodega do Francisco das Chagas, Bodega de Santana, Bodega de Chiquinho de Lulu, Bodega do Chico Arrais e Bodega de Zezinho Antão, dentre outras personalidades representadas também por estandes instalados no Terreiro da Fazenda, palco do encontro de folguedos.

Segundo dia

Publicidade

Neste sábado (18), em seu segundo dia, a rica programação reuniu pessoas de todas as idades do município, de cidades vizinhas e de outros estados, além de autoridades das esfera estadual e municipal.

Imagem aérea por Dugrazy Filmes

Preparada pela gestão do prefeito Silas e do vice-prefeito Etinho, o evento teve continuidade às 16h, deste sábado, com musical Som no Palco Elísio Libâneo. A abertura foi marcada por atrações musicais com os artistas locais: Tonho de Corrinha, Tonho do Acordeon e Raí da Pisadinha, e Daizinho do Acordeon.

À noite, as apresentações culturais foram abrilhantadas com os alunos das escolas que compõem a rede municipal de ensino conduzidas pela Secretaria de Educação que tem como secretária Clebiana Telles.

A abertura das apresentações ficou a cargo da escola Dona Anita Telles. Os alunos trouxeram à tona a memória de Antônio Gracia de Carvalho. Nascido na comunidade Aroeira, na zona rural, em 1935, Antônio Graça, como era conhecido, buscou a cidade como opção de melhores condições de vida. Antes disso trabalhou consertando sapatos  e guarda-chuvas, cuidando das terras e do gado alheios. Aos poucos conquistou seu pedacinho de terra no povoado Cajazeiras.

Imagem aérea por Dugrazy Filmes

Sua dedicação aos novos aprendizados rendeu-lhe o título de pipoqueiro. Isso porque aprendeu a fazer e seguiu vendendo pipoca, o que causava grande alegria na criançada da época. Tempos depois passou a morar no Estado de Sergipe e mesmo assim continuou sendo o pipoqueiro cheio de graça e simpatia.

Antônio Graça faleceu em 2014, mas deixou sua graça na história e o exemplo de disposição, esperança, e acima de tudo amor pela família.

Imagem aérea por Dugrazy Filmes

Na sequência das apresentações, o “Manero Pau” surpreendeu a todos os atônitos que assistiam a segunda noite do XX Encontro de Folguedos. O nome [Manero Pau] descreve a manifestação cultural típica de Pio IX que já foi vencedora de festival de identidade cultural através de jovens e do Cetinsp (Centro de Ensino em Tempo Integral Nossa Senhora do Patrocínio).

Imagem aérea por Dugrazy Filmes

O mestre do manero pau era seu Miguel Tremilica e a apresentação foi encenada pelo NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.

A terceira apresentação foi do Instituto Federal do Piauí, Campus de Pio IX, que realizou o Arrasta Pé do IFPI com a poesia mencionando os bodegueiros, em especial, Chico Arrais. O instituto é dirigido por Raimunda Ferreira Gomes Coelho. Os versos proferidos pela diretora destacaram a importância das bodegas e o apoio da atual gestão municipal em promover o evento e valorizar a cultura.

A Unidade Escolar José Antão de Alencar Neto, situada na zona rural (Posto Fiscal) fez a apresentação cultural intitulada como “Parafuso de cabo de serrote”. A manifestação menciona Jessier Quirino, artista nordestino, que em sua prosa e verso fala sobre o sortimento da bodega com diversos artigos para o lar, a agricultura, dentre outras atividades.

A zona rural mais uma vez foi representada pelos alunos da Unidade Escolar Francisco Pedro da Silva, situada na comunidade Recreio, que também se apresentaram com coreografias e o enredo sobre o “papel de bodega”, de autoria de Jessier Quirino. O papel era muito utilizado para embrulhar mercadoras diversas, que na época substituía sacolas e contribuía também para a preservação do Meio Ambiente.

O cordelista e poeta Rômulo Maia preparou uma poesia de cordel homenageando o bodegueiro Chico Arrais.

O bodegueiro José Antão de Carvalho Alencar (Zezinho Antão), foi homenageado pelos estudantes da rede municipal e do Centro Integrado Nossa Senhora do Patrocínio , moradores da comunidade Pau Ferro e Sobrado, orientados pelo professor Gabriel. As homenagens renderam à bravura do homem sertanejo.

Zezinho casou-se com Luiza Matutina de Alencar e tiveram três filhos. Comerciante de algodão, na década de 70, foi um dos sócios majoritários da usina, gerou empregos e progresso para a cidade de Pio IX e região e se destacou como o maio comprador do produto. Além do algodão investiu no feijão, milho, castanha, mel e até em animais como o jumento. Católico, homem de fé, Zezinho faleceu aos 96 anos.   

Com o passar dos anos a família já estruturada se manteve com serenidade e sabedoria e continuou com a bodega, mantendo assim a rotina de vida sossegada.

Narrada parte da vida de Zezinho, a quadrilha junina Luar do Sertão culminou o espetáculo de apresentações culturais em homenagem aos bodegueiros e comerciantes da época.

Publicidade

Autoridades estaduais e municipais prestigiam e tecem elogios ao XX Encontro de Folguedos

O prefeito de Pio IX, Silas Noronha, participou dos dois dias junto com a primeira-dama Veruska Noronha e demais autoridades municipais.

“Estamos resgatando uma cultura, um legado e pessoas que fizeram a história de Pio IX. Isso para mim é um motivo de orgulho”,  declarou o prefeito Silas Noronha.

O vice-prefeito, Etinho Bezerra, agradeceu a Deus pelo sucesso do XX Encontro de Folguedos e falou de suas expectativas para edições futuras.

“Graças a Deus depois de dois anos estamos voltando a realizar os folguedos de nossa cidade. É uma satisfação enorme confraternizar com os amigos e festejar uma festa que já é tradição esperada por todos nós piononenses. Esse ano abraçamos um tema muito importante que são as bodegas de Pio IX, trazendo raízes de várias famílias, empreendedores, comerciantes. Eu e o prefeito Silas Noronha nos sentimos satisfeitos com o que vimos aqui, a alegria e satisfação das pessoas”, disse Etinho destacando que nos próximos anos trabalharão para realizar com maior magnitude.

Deputado estadual, Pablo Santos, prestigiou o evento e elogiou a organização do Encontro de Folguedos.

“Quero cumprimentar toda população de Pio IX, o prefeito Silas, o vice Etinho, a vereadora Eliane, o suplente de vereador Mateus entre outras lideranças. A gente tem essa parceria no município e temos um trabalho constante e permanente em Pio IX tanto em infraestrutura, pavimentação poliédrica e investimentos principalmente na cultura […] a gente resgata a cultura e as origens de Pio IX. Quero mandar meu abraço a cada piononense e dizer do carinho que tenho por essa terra”, disse destacando eventos como o palco da cultura, exposição, festa do vaqueiro, e reafirmando trabalhar pelo município por meio das parcerias.   

A diretora do Instituto Federal do Piauí, Campus de Pio IX, Raimunda Ferreira Gomes Coelho, falou sobre o significado da apresentação cultural [a do IFPI] e da importância do evento.

“É um evento muito importante porque traz toda uma memória da cultura da bodega, dos bodegueiros, que tem uma história no passado e reflete no presente. O IFPI achou importante participar com uma representação e isso significa muito. É uma instituição presente entendendo que toda escola tem que estar presente na cultura do povo e que atenda as necessidades das pessoas, e daquilo que elas vivem culturalmente”, enfatizou a diretora do IFPI de Pio IX.

A bodega bem como o comércio em si homenageou Júlia Selvina que por muitos anos se destacou da zona rural montada a cavalo para vender na cidade seu café, bolo, entre outras iguarias. A filha, Maria da Conceição, representando a homenageada, disse que presenciou a labuta da mãe para criar os filhos. Ela [a filha] reside em Pio IX e tem irmãos que moram em Picos, Petrolina-PE e São Paulo.

Publicidade

“Me sinto muito feliz por essa homenagem à minha mãe. Ela vendia aqui na banquinha dela o café, a macaúba. Era nós duas que trabalhávamos. Tudo nós fazíamos”, contou.  

Shows

Em grande estilo o XX Encontro de Folguedos encerrou à noite. O Terreiro da Fazenda recebeu uma multidão que prestigiou os shows com Banda Líbanos e a cantora picoense Karlla Thalyta que tocou até próximo ao amanhecer deste domingo (19).

O XX Encontro de Folguedos em sua segunda noite foi transmitido pelo Youtube e Facebook da Prefeitura Municipal por meio do endereço.

O encerramento do Encontro de Folguedos foi prestigiado pelo prefeito Silas Noronha, o vice-prefeito Etinho Bezerra, vereadores, secretários, mobilizadores, articuladores e demais autoridades do município que compõem administração municipal, assim como amantes e simpatizantes da cultura nordestina e piauiense.


Assista aqui os dois dias através dos links

1º dia >> https://www.youtube.com/watch?v=Jz4xu6OwY7I

Publicidade

2º dia >> https://youtu.be/a80BSlXNu7c


Veja todas as fotos do segundo dia com artistas locais, apresentações culturais e shows com Líbanos e Karlla Thalyta.

APRESENTAÇÕES E SHOWS

SHOWS

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS