Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

101 cidades não têm estoque para vacinação e idosos não recebem a segunda dose no Piauí

Publicado

em

Cerca de 101 municípios do Piauí estão sem estoque para aplicação da segunda dose dos imunizantes contra o novo coronavírus, da Coronavac.

Os dados são do levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Consems). A lista com os nomes de cada cidade ainda não foi divulgada, pois algumas informações ainda estão sendo apuradas com as secretarias.

“As informações sobre as cidades ficarão disponíveis quando fecharmos todos os dados necessários, pois estamos notando alterações nas informações fornecidas de acordo com as atualizações no sistema por parte dos municípios”, destacou a vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems), Leopoldina Cipriano ao OitoMeia.

Leopoldina, destacou que tem tido conversações com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), sobre a situação no Piauí. De acordo com a vice-presidente, na sexta-feira (30/04), o Conasems, se reuniu com o Ministério da Saúde, para levar a problemática que vem sendo enfrentada em todo o Brasil e segue em reunião novamente nesta terça-feira (04/05).

De acordo com o levantamento pré-liminar, do Cosems, a falta de doses da vacina CoronaVac, segue em falta somente nas cidades interioranas. A assessoria da Fundação Municipal de Saúde (FMS), até o presente momento afirmou que as doses não estão em faltas, porém reduzidas e dando prioridade aos acamados.

Publicidade

Entretanto, há casos de idosos com idade entre 65 a 70 anos -boa parte com algum tipo de doença pré-existente, como diabetes ou hipertensão- que foram chamados para receber a primeira dose e, agora nesta semana, com prazo para a segunda dose já marcado, não receberam. Equipes da FMS alegam que está em falta e atendendo apenas o cronograma estabelecido.

QUANDO OS IDOSOS RECEBERAM A 2º DOSE?

O OitoMeia entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). A informação repassada é que, até o momento, o Ministério da Saúde ainda não informou quando ocorrerá o envio de novas doses da CoronaVac. De acordo com o Painel de monitoramento da vacinação no Piauí (Vacinômetro), há cerca de 29.468 doses que fazem parte da reserva técnica de segurança.

Vacinômetro atualizado às 12h39 da terça-feira (04/05). (Foto: Reprodução/Print)

A reserva técnica é composta por 5% do total de cada remessa recebida do Ministério da Saúde e, segundo o PNI (Plano Nacional de Imunização), deve ser usada para reposição de perdas de vacina pelos municípios ou pelo processo de transporte, bem como para ajuste de cálculo da distribuição das doses.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), destacou que espera receber novos lotes de vacina nesta terça-feira (04), para reabrir as agendas de segunda dose. Além disso a FMS ressalta, que os idosos que já estão no tempo de tomar a segunda dose, devem se cadastrar no site da Fundação.

“A segunda dose deve ser agendada no site, ou no setor de marcação de consultas (Same), das Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois as vacinas são dadas nas UBS, porém necessita de agendamento prévio. Sem agendamento, não serão vacinados”, destaca a assessoria da Fundação Municipal de Saúde.

Fonte: OitoMeia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS