Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Conta usa nome de Dr. Pessoa para tentar aplicar golpe pelo Whatsapp

Publicado

em

Uma pessoa estaria usando o aplicativo de mensagens Whatsapp para se passar pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) e pedindo dinheiro. O caso foi denunciado nesta sexta-feira(16) pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresina (Semcom).

Em uma das mensagens divulgadas pela Semcom, o perfil na rede envia uma foto de um prato de comida, diz que está jantando em um restaurante, que teve um problema e pede para fazer um PIX para o local.

As mensagens continuam justificando que o cartão que não estava passando e diz que devolverá o dinheiro no outro dia.

De acordo com a Semcom, o número veiculado ao Whatsapp não é do Dr Pessoa, que sequer usa o aplicativo. E informa ainda que a assessoria jurídica do prefeito vai acionar a Polícia Civil para investigar a origem das mensagens.

A nota ressalta ainda que quem receber pedido de dinheiro em nome do prefeito ignore as mensagens.

Publicidade

Este tipo de golpe em que utiliza o aplicativo para pedir dinheiro aos contatos de uma pessoa é comum. Geralmente acontece quando há clonagem do número da pessoa.

Cidadeverde.com entrou em contato com o secretário Estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, que informou que não havia recebido nenhuma denúncia sobre o caso. Tentamos também com o delegado gral Lucci Keiko e com o delegado de Repressão a Crimes Virtuais, Anchieta Nery, mas estes não atenderam nossas ligações.

Como evitar golpes

Para evitar ser vítima da clonagem de Whatsapp, alguns cuidados também podem ser adotados pelo usuário. O principal deles é ativar a verificação de duas etapas. Para acionar a proteção extra no Whatsapp basta abrir o aplicativo, ir até a aba “Configurações”, escolher o item “Conta”, selecionar a “Verificação em duas etapas” e clique em “Ativar”.

Outra dica importante é nunca compartilhar o código de verificação de seis dígitos com terceiros.

Publicidade

Também é importante evitar a instalação de aplicativos desconhecidos, bem como o compartilhamento de informações e dados pessoais através do Whatsapp.

Veja nota da Prefeitura na íntegra: 

Criminosos estão se passando pelo prefeito de Teresina, doutor Pessoa e pedindo dinheiro em nome do gestor.

A Semcom esclarece que a conta no aplicativo WhatsApp de número (86) 9509-4772 não pertence ao chefe do poder executivo municipal, que sequer faz uso do aplicativo de mensagens.

A assessoria jurídica do prefeito irá acionar a polícia civil para investigar a origem das mensagens.

O Palácio da Cidade pede que quem receber as mensagens de pedido de dinheiro as ignore.

Publicidade

Caroline Oliveira
cidadeverde.com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS