Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Meio Ambiente de Picos exporta 25 toneladas de pneus inservíveis para reciclagem

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos iniciou, em 2015, uma parceria com a ReciclAnip, que é uma empresa responsável pela coleta e destinação correta de pneu inutilizados. Nesta semana. A secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos conseguiu exportar para a referida associação 25 toneladas do material.

De acordo com o ambientalista Régis Feitosa, muitos proprietários de oficinas têm colaborado com o projeto de recolha e reciclagem de materiais, mas ainda há os que resistem e fazem o descarte de forma incorreta.

“Essa empresa possui convênios com várias prefeituras e desde 2015 está em parceria com a de Picos. Os pneus são arrecadados pela prefeitura junto aos donos de borracharias da cidade e armazenados em um galpão. Eles sempre levam e a gente recebe para que esse pneu não seja descartado em terrenos baldios. Cerca de 95% dos borracheiros colaboram com esse programa, mas há os que ainda insistem em lançar em terrenos baldios”, disse o ambientalista.

Régis Feitosa, fiscal da Semam, ressaltou a importância dessa recolha e exportação para o município e o meio ambiente. A secretaria espera coletar cerca de 75 toneladas de pneus esse mês

“Esse é um trabalho importante porque diminui a quantidade de pneus descartados no meio ambiente e, consequentemente, diminui os focos de criadouros de mosquitos da dengue. Esse mês a previsão é de que exportemos em torno de 75 toneladas de pneus. A empresa vem a Picos fazer a recolha de 2 a 3 vezes por mês, a fim de que tenham a destinação correta, de forma reciclável e que possam servir para outras finalidades”, frisou.

Publicidade

Sobre a empresa
A ReciclAnip, ou Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos, foi criada em 2007 através do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. É uma entidade sem fins lucrativos e que hoje é referência no país no pós-consumo e logística reversa.

Mais de 600 milhões de pneus inservíveis já tiveram a destinação correta desde a criação da ReciclAnip, na fabricação de produtos de borracha, asfalto ou para alimentar fornos das fábricas de cimento, sendo todas as destinações tem aval do Ibama, por serem destinações ecologicamente corretas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS