Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Pela 2ª vez por conta da pandemia, celebrações da Semana Santa de Oeiras não terão fiéis

Publicado

em

Esse será o segundo ano em que a cidade de Oeiras não terá as tradicionais procissões e celebrações que reuniam milhares de pessoas em comemoração à Semana Santa. Uma tradição de mais de 200 anos que foi interrompida devido à pandemia do novo coronavírus.

Em 2020 ocorreu pela primeira vez a Procissão do Fogaréu sem a presença de fiéis em Oeiras. Naquela ocasião, ainda estavam sendo adotadas as primeiras medidas contra o novo coronavírus. Após um ano, o Piauí ainda enfrenta a doença, com um aumento de casos de Covid-19 e lotação dos leitos de UTI em mais de 90%.

Ao G1, o padre Possidônio Barbosa, da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras, lamentou que por mais um ano a tradição tenha sido interrompida. Segundo o padre, a Semana Santa é uma das celebrações mais importantes da cidade, não só para os fiéis de Oeiras, mas também para quem visitava o município nesse período.

Procissão do Fogaréu em Oeiras que foi realizada no ano de 2019, antes da pandemia — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

Procissão do Fogaréu em Oeiras que foi realizada no ano de 2019, antes da pandemia — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

“Para evitar a transmissão do vírus, tivemos que tomar algumas medidas, como o cancelamento de todas as procissões e celebrações que tinham aglomeração pessoas. Foi difícil fazer a programação, pois são celebrações com mais de 200 anos fazem parte da história e da cultura das pessoas daqui, que já nascem com esse ambiente, que é algo que já está entranhado na vida deles”, lamentou o padre.

 Paróquia de Nossa Senhora da Vitória na cidade de Oeiras — Foto: Paróquia de Nossa Senhora da Vitória

Paróquia de Nossa Senhora da Vitória na cidade de Oeiras — Foto: Paróquia de Nossa Senhora da Vitória

Nova forma de celebrar

Possidônio Barbosa disse que com a pandemia foi necessário se reinventar para que as atividades religiosas não fossem afetadas.

Publicidade

“Com o coronavírus, as pessoas começaram a sentir falta desses momentos de celebração, daquilo que faz parte da sua existência e significado. Nós como organização tivemos que nos reinventar, para que as pessoas pudessem participar de casa. Então agora fazemos celebrações por meio de redes sociais, como o Youtube e o Facebook. Foi uma mudança no modo de viver e celebrar”, explicou o padre.

Durante as missas, é permitida a presença de apenas 30% da população, mas o pároco pede que os fiéis fiquem em casa. “Existe esse limite permitido, mas a nossa orientação é que as pessoas acompanhem de casa. As celebrações acontecem nas igrejas, mas as pessoas são convidadas para acompanharem de casa. A igreja ainda está aberta de dia para visitação, para quem deseja ver as imagens”, destacou.

Esperança e fé em dias melhores

O padre Possidônio Barbosa afirmou que as celebrações da Semana Santa são importantes para o povo de Oeiras.

“É um momento muito dilacerante na vida das pessoas. A Semana Santa faz parte da vida das pessoas. A cidade de Oeiras cresceu e surgiu dentro desse contexto, dessa igreja, com as suas tradições que marcam a nossa origem, a história e cultura. Aqui as crianças já crescem buscando o alecrim para Bom Jesus do Passos, cuidando das imagens, e a celebração faz parte dessa cultura”, pontuou.

Paróquia de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras realiza celebrações na Semana Santa — Foto: Paróquia de Nossa Senhora da Vitória

Paróquia de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras realiza celebrações na Semana Santa — Foto: Paróquia de Nossa Senhora da Vitória

Apesar dos dias difíceis, o pároco pediu que a população se mantenha firme e forte, com fé de que dias melhores estão vindo.

Publicidade

“Minha mensagem é a da fé, a que vence, que da garantia e vitória. A consciência que o bom Jesus caminha conosco e não nos abandonou. Temos que continuar firmes e segurando na mão de Deus, temos que apostar na vida e vencer as adversidades. A nossa mensagem é a da fé, da vida e de esperança”, finalizou.

Horário das missas

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória e pelas rádios da cidade de Oeiras.

Quinta-feira Santa

  • 17h – Missa Solene da Ceia do Senhor na Catedral e Transladação do Santíssimo Sacramento para Adoração até às 20h;
  • 20h – Celebração do Fogaréu na Catedral.

Sexta-Feira Santa

  • 9h – Invocação das Mil Misericórdias;
  • 15h– Exposição do Senhor Morto no Patamar da Catedral;
  • 17h – Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, Comunhão e Canto da Verônica.

Sábado Santo

  • 19h – Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, anúncio da Páscoa e renovação das promessas do batismo na Catedral.

Domingo de Páscoa

  • 9h – Missa Solene da Ressurreição do Senhor na Catedral;
  • 17h – Missa da Ressurreição do Senhor no Canela;
  • 19h – Missa da Ressurreição do Senhor na Catedral;
  • 19h – Missa da Ressurreição do Senhor na Várzea.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS