Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí zera fila de espera por leitos clínicos e de UTIs Covid, diz Sesapi

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou, na manhã desta quarta-feira (5), que o Piauí conseguiu zerar a fila de espera por leitos clínicos ou Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo o último levantamento, atualizado por volta das 8h30, a oferta de vagas em hospitais do estado é maior que a demanda de pacientes com Covid-19.

Apesar da redução das filas, a ocupação de leitos de UTI no estado ainda é superior a 90%. Dos 451 leitos de UTI disponíveis no estado, 411 estão ocupados. Em relação aos leitos clínicos, dos 1.141 disponíveis, 711 estão ocupados. A atualização dos números é feita diariamente.

Segundo a Central de Regulação da Sesapi, no dia 23 de fevereiro, a ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos chegou a 100% em Teresina. No pico da doença, no mês de março, a taxa de ocupação dos leitos de UTI dos principais o interior do Piauí alcançou 79,2% e a fila de espera por um leito chegou a ter 238 pessoas, sendo que 164 esperavam por uma vaga em UTI e 74 por um leito clínico.

No último dia 27 de abril, o estado registrou redução de 87,39% em relação ao mês de março, com 30 pessoas na fila de espera. Para a coordenadora da Central de Regulação da Sesapi, Luciane Formiga, essa redução é um reflexo das medidas restritivas.

Decreto estadual

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), publicou na última sexta-feira (30) mais um decreto mantendo as medidas restritivas no estado até o dia 9 de maio. Algumas restrições permanecem, mas o comércio pode funcionar até 17h e bares e restaurantes até 22h, de segunda-feira (3) a sábado (8). O toque de recolher será de 23h a 5h.

Publicidade

Veja a íntegra do decreto estadual

Segundo o decreto, a autorização levou em conta a redução na taxa de transmissão do coronavírus no estado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A média móvel diária de casos caiu 19% na última semana e a de mortes, 23%.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS