Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | CTA implanta medicação para pessoas pré-expostas ao HIV

Publicado

em

O Centro de Testagem e Aconselhamento inseriu mais uma medida no combate a uma Doença Sexualmente Transmissível: o HIV. De acordo com a coordenadora do CTA, Isabel Fontes, a medida faz parte de um programa do Ministério da Saúde.

“Hoje estamos implantando com o apoio da Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, a PrEV, que é a Profilaxia de Pré-Exposição ao HIV, ou seja, é quando a pessoa ainda não foi exposta ao HIV. E aí ela quer se prevenir, então ela vai ter disponível uma medicação que é composta por dois antirretrovirais, o Tenofovir e a Entricitabina. Esses dois são em um comprimido só, que são usados em doses diárias para prevenir do HIV”, explicou ela.

Isabel Fontes disse ainda que há públicos específicos para utilização do medicamento, que além daquelas que são PrEV, são as PEV, ou seja, Pós-expostas ao HIV.

“A gente vai trabalhar com o público prevalente ao HIV, como as profissionais do sexo, pessoas trans e com infecções sexualmente transmissíveis recorrentes. Também iremos trabalhar com pessoas que fazem repetidos usos da PEV, que é a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, ou seja, pessoas que se feriram com agulhas contaminadas e vítimas de violência sexual, pessoas estas que se expuseram de alguma forma ao risco do HIV”, detalhou.

A coordenador explicou ainda que o CTA funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h00 às 13h00, mas o trabalho com a PrEV e PEV é apenas às segundas, pois passam por consulta médica, onde são das as orientações necessárias.

Publicidade

“Encaminhamos para consulta médica, pois como é um remédio de prevenção, então a gente agenda esse atendimento. Essa implantação no Piauí só temos no CTA de Picos e no de Teresina. Na capital implantado no mês passado e aqui em Picos agora em junho. É um medicamento ofertado pelo Ministério da Saúde, portanto, é gratuito. Na primeira consulta, a pessoa recebe o equivalente a uso por 30 dias. A partir da segunda consulta, recebe para tratamento por 90 dias”, explicou ela.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS