Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Picos já registrou 72 casos de dengue neste mês de junho

Publicado

em

O número de casos de dengue teve um aumento considerável durante este mês de junho na cidade de Picos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Picos, neste mês já foram registrados 72 casos confirmados da doença.

Nos primeiros cinco meses deste ano, Picos havia registrado 69 casos da doença, o que totaliza 141 pessoas que tiveram dengue em 2021. Em 2020, o município havia registrado apenas 13 casos.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, comentou sobre o momento do município referente aos casos de dengue. Segundo ele, ainda não é configurado como epidemia, pois Picos está dentro dos limites.

“No momento temos 141 casos confirmados com exames laboratoriais ou com vínculo epidemiológico e dois casos de chikungunya, então esses casos ainda não configuram uma epidemia, pois estamos entre os limites, mas sabemos que há muita sub identificação, algumas pessoas relatam que estão com sintomas de dengue e não procuram a unidade de saúde ou realizam exames”, declarou.

Robsoncley Viana destacou que alguns casos tem deixado o município em alerta para a dengue hemorrágica. “A gente está tendo alguns casos de dengue na cidade que nos deixa com sinal de alerta, ou seja, a pessoa apresentou um pequeno sangramento e quando acontece isso a gente já alerta para um possível caso de dengue hemorrágica”, informou.

Publicidade

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, a população deve se cuidar e nunca deixar água parada. Para ele, ainda é necessário fazer a escovação do recipiente para eliminar qualquer foco de dengue.

“Nunca deixar água parada, se observar, quando o mosquito deposita seus ovos, mesmo que não tenha água, o ovo permanece 450 dias, então quando cair água ele desenvolve a larva e aí vai desenvolver o mosquito, então quando a pessoa for trocar a água, é necessário escovar o recipiente”, afirmou.

Bairros próximos a zona rural, comércios e lagoas registraram os maiores índices de casos, dentre eles, Ipueiras, Junco e Morrinhos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS