Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Vacinação contra a covid-19 contempla idosos de 60 a 64 anos com a 1ª dose em Santana; fotos

Publicado

em

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Santana do Piauí segue com mais uma etapa de imunização. Nesta quinta-feira, dia 13 de maio, idosos de 60 a 64 anos receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca. A vacinação aconteceu no ginásio poliesportivo Chiquinho Borges para os idosos residentes na zona urbana e no povoado Queimada da Ema. Ao todo, 130 idosos receberão a primeira dose, a D1.

De acordo com o secretário de Saúde, Layrton Carvalho, o povoado Queimada da Ema pertence ao quadro de divisão dos PSF e é coberto pela sede do município. “Nesta ocasião contemplou a área de cinco agentes de saúde que totaliza 130 pessoas”, destacou.

“A próxima ocasião para vacinação dos idosos de 60 a 64 anos, a segunda dose, será no início do mês de agosto, ou seja, de acordo com os protocolos, são 90 dias após a D1”, explicou o secretário de Saúde de Santana agradecendo a prefeita Maria José e a todos os profissionais de saúde engajados e empenhados no trabalho de imunização.

Na data de ontem, quarta-feira, 12 de maio, foram contemplados idosos residentes na zona rural, nos povoados: Barro, Lagoa dos Marcelinos, Lagoa Seca, Engano e Camarada, totalizando 75 pessoas.

Assis de Preta, tem 64 anos, é residente na sede do município e recebeu a primeira dose da vacina nesta quinta-feira, 13. “Avalio de forma positiva. É muito bem-vinda essa vacina. Vamos pedir a Deus que venha logo a outra para a gente permanecer todo mundo tranquilo e feliz.  Graças a Deus na minha família não teve casos”, destacou.

Publicidade

Assis de Preta aproveitou para falar da atuação da prefeita Maria José.

“Agradeço muito a Deus e aos políticos porque eles trazem bondades para nós. A prefeita Maria José está com uma administração muito boa em tudo. Aqui temos uma cidade tranquila, limpa, estradas conservadas. Graças a Deus temos uma prefeita de qualidade e está aprovada”, declarou Assis de Preta.

Assis de Preta recebe a 1ª dose da vacina AstraZeneca em Santana do Piauí

A agente comunitária de saúde, Ana Maria, fala sobre o processo de vacinação desde a identificação, localização do público a ser vacinado e dos meios de divulgação sobre a campanha.

“A gente faz a relação das pessoas com o nome completo, cartão do SUS, data de nascimento e idade para que ninguém fique de fora, conforme a faixa etária que o Ministério da Saúde determina. Então a gente repassa esses dados para a coordenação de vacinas e assim quando as doses chegam ao município combinamos o dia e horário de vacinação, divulgamos também pelos grupos de whatsapp e avisos de casa em casa, através do boca a boca”, explica.

Segundo a agente, a recusa da vacina tem índice considerável baixo, o que torna a campanha com cobertura satisfatória. “Devido ser uma faixa etária mais nova estamos fazendo hoje na quadra. Graças a Deus não está fincando ninguém de fora. Minha micro área dessa faixa etária só teve uma recusa. Tudo está ocorrendo bem, na maior tranquilidade”, afirmou a ACS, Ana Maria.

Publicidade

A prefeita Maria José, comemora a campanha de vacinação e diz que está cada vez mais forte o combate à Covid-19.

“Temos que dar graças a Deus. Hoje estamos em mais uma etapa de vacinação contemplando idosos de 60 a 64 anos. Assim está cada vez mais forte o combate a esse vírus tão traiçoeiro. De certa forma reforço que os cuidados devem continuar sendo tomados como o uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento”,  concluiu a prefeita de Santana do Piauí.

O próximo público-alvo a ser vacinado são portadores de comorbidades conforme determina o Plano Nacional de Imunização.

Estiveram presentes nessa etapa: o secretário de saúde Layrton Carvalho; as Agentes Comunitárias de Saúde, Irene, Cleidiane, Maria Ilene, Ana Maria e Rosilene, juntamente com as técnicas de enfermagem Irenilsa e Edileide, e, a coordenadora de imunização, Daniele Leal.

Veja fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS