Connect with us

DESTAQUES

Shows encerram a Festa do Vaqueiro e movimentam o povoado Várzea Queimada, em Jaicós

Publicado

em

O vaqueiro e o homem do campo mais uma vez ganharam posição de destaque no município de Jaicós. A Prefeitura Municipal promoveu, nos dias 18 e 19 de agosto, a XVII Festa do Vaqueiro, evento cultural e festivo que integra o calendário oficial do município.

  • Veja fotos dos shows!
  • O evento aconteceu no povoado Várzea Queimada, populosa e reconhecida comunidade situada a cerca de 27 km da cidade.

    A programação envolveu a realização da IV Copa Catito de Futebol Amador, o desfile para a escolha da Rainha, Princesa e Madrinha do Vaqueiro, além de cavalgada, missa, aboios e o sorteio de mais de 8 mil reais em brindes e shows.  

    Além de resgatar e valorizar a cultura popular nordestina e homenagear uma das figuras mais representativas do Nordeste, o vaqueiro, o evento se destaca por proporcionar entretenimento e lazer, bem como, por aquecer a economia local.

    Nesses dois dias, milhares de pessoas passaram pela comunidade. Além da população local, o povoado Várzea Queimada recebe visitantes de vários municípios da região, movimentando a Várzea Queimada.

    O ponto alto da programação – quanto a participação o público – aconteceu na noite deste sábado, 19, com a realização dos shows artístico culturais.

    Quatro atrações artísticas se apresentaram no palco da Festa do Vaqueiro – Ademir Operador e Ângela Mel, Cristian Ribeiro, o sanfoneiro Caninana e Marcelo Batista.

    No intervalo dos shows, o prefeito Neném de Edite, o vice-prefeito Weslly Bispo, o vereador João Bosco, o Bosquinho, o presidente da Câmara, Ednaldo Santana, a vereadora Mocinha e o chefe de gabinete, Deusmar Costa, subiram ao palco da festa.

    Em um breve pronunciamento, comemorando o sucesso da 17ª edição, o gestor agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da secretária Alessandra Leal, aos demais colaboradores da gestão, as lideranças comunitárias e toda população da comunidade e aos parceiros, os deputados estaduais Georgiano Neto e Pablo Santos.

    Neném de Edite enfatizou o momento de crise financeira pelo qual passam os municípios, afirmando que esse ano foi um grande desafio para a gestão a realização da festa. “Mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, não poderíamos deixar de realizar, por saber o quanto esse evento é importante para a nossa cultura, para a comunidade e para o município.”, disse.

    O vereador Bosquinho, líder político da comunidade e um dos principais nomes envolvidos na organização da Festa do Vaqueiro. Segundo ele, foram meses de planejamento e de trabalho realizado por muitas mãos.  

    Publicidade

    “Mais uma vez estamos finalizando com sucesso e objetivos alcançados. Valorizamos a nossa cultura com a participação de um número grande de vaqueiros; promovemos mais um ano de festa com grandes atrações artísticas, trazendo entretenimento para a Várzea Queimada; e o principal objetivo, que é trazer uma alternativa de emprego e renda para essa comunidade.”, disse o vereador.  

    Bosquinho salientou que o comércio local é oxigenado neste período do ano. “Todo mundo se prepara para essa festa. As pousadas, locais, os salões de beleza, bares, lanchonetes e todo o comércio em geral. Acredito que esse evento é uma alternativa viável para muita gente conseguir uma renda extra. Por isso todos os anos a gente vem trazendo atrações boas para atrair o turista para a comunidade. Fica na gente o sentimento de alegria por estar contribuindo com a comunidade para o seu desenvolvimento social e econômico.”

    Em entrevista, o chefe de gabinete da Prefeitura de Jaicós, Deusmar Costa, enalteceu a Festa do Vaqueiro.

    “Esse é um evento de grande importância para Jaicós, para a comunidade de Várzea Queimada e, principalmente, para o homem do campo, o vaqueiro, o agricultor, que tem sido visto com bons olhos pela gestão do prefeito Neném de Edite.”, pontuou.  

    Deusmar destacou que a Festa do Vaqueiro já está consolidada, tem um papel importante de valoração do homem do campo, e que em setembro a Prefeitura de Jaicós vai realizar um outro evento, a EXPOJA.

    A iniciativa que visa fortalecer o trabalho de criadores e agricultores do município, além de valorizar a atividade artesanal e artística, e movimentar a economia local. “O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro, no espaço onde acontece a Feira Livre dos Animais, com exposição e feira de animais e foco no melhoramento genético e comercialização de animais.”, disse.


    CONTEÚDO RELACIONADO:

    Publicidade

    Publicidade

    Facebook

    MAIS ACESSADAS