Connect with us

ESPORTES

Atleta piauiense é medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Karatê Goju-Kai

Publicado

em

Os atletas piauienses João Saulo de Oliveira Macêdo e Diego Santos representaram o Piauí no Campeonato Brasileiro de Karatê Goju-Kai, em Santana de Parnaíba (SP).

A competição ocorreu no dia 08 de junho e João Saulo, de 16 anos, alcançou resultados inéditos para o estado. Ele é morador do bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, e conquistou o segundo lugar na categoria Juniores. 

O campeonato reuniu os melhores talentos do Karatê Goju-Kai de todo o país. Segundo o professor Valderi Cardoso de Macêdo Júnior , que é pai de João Saulo e responsável pela  Associação Piauiense de karatê Goju-Rryu – APKG, localizada em Teresina, os dois atletas tiveram um ótimo desempenho no campeonato e estão trazendo a primeira medalha para o grupo. 

“Eles vêm trazendo praticamente um resultado inédito, para nós, a primeira medalha do nosso grupo da APKG. A APKG é uma instituição ligada diretamente ao Japão. Nós somos o único grupo aqui do Piauí ligado a um grupo japonês”, disse o professor.

O professor explica que o Campeonato Brasileiro de Goju-Kai acontece há muito tempo e antes ficava centralizado apenas na região Centro-Oeste e Sul do país. Os atletas João Paulo e Diego Santos são faixas marrom e como eles estão em período de mudança de faixa, o campeonato será uma grande oportunidade para isso.

Publicidade

Diego e João Saulo

“Desde 2013 a APGK vem representando o Nordeste, juntamente com a Bahia. João Saulo alcançou a segunda colocação no comitê, quarto lugar no Kata, em um grupo que ele busca sempre os padrões japoneses mais enraizados, são costumes que acompanham de fato o modo de se comportar da clássica caratê no Japão”.Medalha de prata conquistada por João Saulo/ Arquivo Pessoal

“João Saulo perdeu pro melhor aluno, que é treinado pelo melhor professor do Brasil, Akira Saito, e isso nos orgulha bastante porque o Piauí é um pouco distante. João Saulo viajou de ônibus, dois dias de viagem de ônibus para esse campeonato. Agora tá voltando para Teresina com essa medalha”, disse o pai orgulhoso”.

Diego Santos não conquistou títulos neste campeonato, mas teve um papel importante como técnico de João Saulo. 

João Saulo estuda no Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde faz o Ensino Médio com o curso técnico em Administração. O professor Valderi Macedo não esconde tanto orgulho do filho, que treina desde os três anos de idade.

“Essa é uma conquista de uma vida de ensinamentos e aprendizados, João Saulo é excepcional nos estudos e de educação íntegra, latente disciplinado, e organizado nos estudos”, conclui o pai.

Publicidade

Fonte: Piauí Hoje

Facebook

MAIS ACESSADAS