Connect with us

ESPORTES

Menino de 11 anos cria sozinho torcida organizada para apoiar o River

Publicado

em

Não é difícil encontrar pelas ruas e avenidas de Teresina pessoas com camisas de times de futebol do eixo Rio-São Paulo, ou até mesmo de equipes do futebol europeu, como Real Madrid ou Barcelona. O apreço pelos times do futebol local parece diminuir a cada dia – basta ver a baixa presença de público nos estádios da capital. Porém, em alguns corações – adultos e infantis – ainda resiste a paixão por times piauienses.

Um deles é o Pedro Victor, de apenas 11 anos. O estudante é um aficionado pelo River Atlético Clube. E o amor pelas cores vermelho, preto e branco é tanto que ele foi além e criou uma torcida organizada para apoiar o clube. A Torcida Crista do Galo (TCG) foi fundada por ele neste ano, depois que um tio o mostrou vídeos de uma torcida organizada do Ceará.

“Meu tio, ele é da velha guarda do Cearamor (organizada do Ceará Sporting Club), e ele me mostrou uns vídeos de torcidas organizadas. Eu comecei a gostar muito e como eu era torcedor riverino eu pensei: se eu criar uma torcida organizada que seja minha, que eu fundei? E assim eu criei. Eu botei esse nome de ‘Crista do Galo’, porque eu nunca vi uma torcida que se chamava ‘Crista de alguma coisa’. Porque a Crista é tipo a coroa que fica em cima da cabeça do galo”, explica. 

Menino de 11 anos cria sozinho torcida organizada para apoiar o River - (Assis Fernandes / O DIA)Assis Fernandes / O DIAMenino de 11 anos cria sozinho torcida organizada para apoiar o River

Muito independente, Pedro montou a torcida organizada sem avisar aos pais. A mãe Ludmila só veio descobrir quando a Crista do Galo já tinha perfil nas redes sociais e tudo. “Quando descobri, ele já tinha criado a torcida, com link no Instagram, com várias publicações. E eu comecei a ter dificuldades em acompanhar pela proporção que estava tomando. Depois que ele participou de um podcast divulgando a torcida dele, começou a aumentar seguidores”, conta a enfermeira.

Ludmila, mãe de Pedro Victor apoiou a inciativa do filho. - (Assis Fernandes / O DIA)Assis Fernandes / O DIALudmila, mãe de Pedro Victor apoiou a inciativa do filho.

A TCG foi aos poucos se tornando coisa séria! Já possui camisas oficiais, bandeiras e faixas, tambores para animar a torcida e até música, feita pelo DJ Serginho (ouça abaixo). Pedro teve apoio de outras torcidas, como a Galo de Aço, que o ajudou a pôr a ideia para frente. Ele começou a comprar equipamentos, tambores, bandeiras e camisas. Com o dinheiro da venda das camisas, o pequeno torcedor compra os demais itens da torcida. A página da TCG já conta atualmente com mais de 240 seguidores.

Publicidade

O pai e tios o leva aos jogos. Eu mesma não conhecia o Albertão e um dia tive que ir com ele para acompanha-lo. Mas o ambiente no estádio é tranquilo, ficamos junto à Galo de Aço. Ele tenta chamar outras crianças e pais a frequentarem e apoiarem um time local

Ludmila OliveiraMãe de Pedro Victor

Neste ano, Pedro viu o River ser eliminado em três competições: o Galo caiu nas semifinais do Piauiense, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e caiu ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste. No calendário tricolor, resta apenas a Série D do Campeonato Brasileiro, onde o clube tenta o acesso para a Série C. Mesmo com a campanha irregular em 2024, o fundador da TCG está otimista com o time do coração. “Estou acompanhando o River na Série D. O time começou bem, aí começou a ficar ruim, perdendo… Mas parece estar voltando agora”, analisa. 

Para o futuro da TCG, Pedro não pensa pequeno. Quer a torcida crescendo e se tornando a maior torcida organizada de apoio ao Galo Carijó.

Pedro espera que "Crista do Galo" cresça mais. - (Assis Fernandes / O DIA)Assis Fernandes / O DIAPedro espera que “Crista do Galo” cresça mais.

Espero mais ou menos mil pessoas (integrantes da torcida). E depois, lá para perto dos 10 mil, no futuro

Publicidade

Pedro VictorCriador da TCG

Iniciativa de Pedro Victor chegou à direção do clube

A diretoria tricolor tomou conhecimento da nova torcida organizada. Djalma Lemos, que coordena a equipe de Marketing e Comunicação do River, afirmou que o clube achou a iniciativa positiva e que reforça a presença da paixão riverina entre os mais novos. “Nós vimos que ele nos marcou em uma postagem no Instagram. Entramos em contato para dar nosso apoio para ele a nova torcida. Vamos buscar promover a integração da TCG com as outras torcidas organizadas, coloca-la nesse círculo de torcidas”. Pedro entrou em campo com o elenco do River em ação alusiva à conscientização sobre o Autismo. - (Arquivo Pessoal)Arquivo PessoalPedro entrou em campo com o elenco do River em ação alusiva à conscientização sobre o Autismo.

O clube ressalta que como forma de sem aproximar dos mais novos promove ações de aproximação com o público infantil, como a entrada de crianças com jogadores, ações de conscientização em alusão às pessoas com Autismo ou TDAH.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS