Connect with us

GERAL

“A vítima não vai mais expor sua violência duas vezes”, afirma Chico Lucas em inauguração de BPM

Publicado

em

Nesta quarta-feira (19/06), ocorreu a inauguração do novo Batalhão da Polícia Militar na região do Morro da Esperança, em Teresina. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, que destacou a importância dessa nova estrutura para a comunidade local e para o estado do Piauí.

Chico Lucas iniciou seu discurso cumprimentando os presentes, especialmente a comunidade. Ele também agradeceu ao governador, aos deputados, e aos diversos comandantes militares e civis presentes, como o secretário de Justiça e ex-comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Carlos Augusto, e os comandantes Coronel Scheiwann Lopes e Coronel Veloso.

.
FOTO: REPRODUÇÃO/ 180GRAUS

Durante seu pronunciamento, Chico Lucas enfatizou a integração e a reorganização territorial que a secretaria vem promovendo. “Organizamos a casa, pensamos a territorialidade e dividimos o Piauí em 31 áreas, sendo Teresina dividida em 9 áreas,” afirmou ele, destacando que agora existem 10 integrações territoriais, refletindo uma colaboração total entre a Polícia Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros.

Uma das inovações anunciadas foi a criação de uma companhia pioneira no Brasil, que permitirá o registro unificado de ocorrências. Antes, as vítimas de violência precisavam se deslocar à Polícia Civil para registrar o Boletim de Ocorrência (BO) após serem atendidas pela Polícia Ostensiva. Agora, os policiais militares poderão registrar o BO diretamente em dispositivos móveis, evitando a revitimização das vítimas. “A vítima não vai mais precisar expor sua violência duas vezes,” explicou o Secretário.

FOTO: 180GRAUS

Além disso, foi mencionada a criação de conselhos comunitários para fortalecer a interlocução entre a população e as forças de segurança. O primeiro conselho será inaugurado na Zona Norte, com edital a ser lançado em breve.

Outro ponto destacado foi a ampliação dos serviços oferecidos pelo Instituto de Identificação Félix Pacheco, que vai além da emissão de carteiras de identidade, passando a funcionar como unidades básicas de serviços digitais. “O professor não vai mais precisar ir ao Detran para tirar o IPVA, poderá fazer a matrícula do filho diretamente no Instituto de Identificação,” exemplificou Chico Lucas.

Fonte: 180 Graus

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS