Connect with us

GERAL

EDUCAÇÃO FINANCEIRA | Como evitar compras desnecessárias?

Publicado

em

Por: Maria da Conceição Leal Carvalho, Bacharel, mestre e doutoranda em administração

É muito comum as pessoas terem um arrependimento pós-compra, imagino que em suas redes sociais ou de maneira física, você passe o dia sendo bombardeado com publicidades de inúmeros produtos e/ou serviços e te convencem de que você realmente precisa deles para ter uma vida social melhor, ser mais admirado e aceito. Temos a tendência de seguir o comportamento financeiro de pessoas próximas como familiares e amigos e isso pode não ser bom para nossa saúde financeira.

Para que possamos entender melhor esse processo, vamos fazer um exercício que deverá ser realizado sempre que você for decidir comprar qualquer item ou serviço, seja ele de pequeno médio ou de grande valor. Então vamos ao passo a passo de perguntas que você deverá se fazer momentos antes de realizar uma compra:

Pergunte-se eu realmente preciso? Você vai se questionar se aquela compra é realmente necessária, caso a resposta seja negativa ficaremos por aqui e você não compra, caso seja afirmativa prossiga para a segunda pergunta.

Eu posso? Essa pergunta já remete a dimensão de recursos, mesmo que sua compra tenha passado pela pergunta anterior, esse questionamento é essencial, pois garante que você não se comprometa com obrigações que você não pode ou terá dificuldades para cumprir, então caso a resposta para essa pergunta também for negativa o ideal é optar por não comprar. Caso a reposta para essa pergunta seja afirmativa você está pronto para seguir para o próximo questionamento.

Tem que ser agora? Essa pergunta já remete a dimensão temporal, se você chegar à conclusão de que não necessita daquele item/serviço agora, por incrível que pareça, existe uma chance grande de você no futuro chegar à conclusão de que não necessita mais dele.

Publicidade

Entenda que tem coisas que realmente são necessárias e que querer essas coisas não tem nenhum problema, e infelizmente é comum que no momento de avaliar sua compra de produtos/serviços você pode não conseguir responder de forma positiva a segunda pergunta “eu posso?”, mesmo tendo a real necessidade de comprar os produtos/serviços, isso pode acontecer principalmente por dois motivos: ou sua vida financeira está desorganizada e você acabou se comprometendo com itens não tão necessários ou você provavelmente tenha uma renda insuficiente e traremos uma proposta de solução para ambos os casos nas nossas próximas orientações sobre Educação Financeira.


Autora : Maria da Conceição Leal Carvalho (@mariacarvalhoadm): Bacharel, mestre e doutoranda em administração. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e doutoranda no programa de pós-graduação em administração da Universidade de Fortaleza. Possui experiência profissional em instituições financeiras como a Caixa Econômica Federal – CEF e corretoras de seguros vinculadas ao Banco Bradesco. Trabalha com educação há mais de 15 anos e com educação financeira há mais de 9 anos, possui projeto de extensão em educação financeira no Instituto Federal do Piauí em parceria com a Associação Brasileira de Educação Financeira – AEF e reconhecido com o selo Estratégia Nacional da Selo ENEF de Educação Financeira do Brasil, tem experiência no mercado financeiro há mais de 10 anos e faz pesquisas na linha de finanças comportamentais.

Facebook

MAIS ACESSADAS