Connect with us

GERAL

Em Picos, blitz educativa é realizada em alusão o combate às drogas

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 24 de junho, uma blitz educativa denominada de “Picos sem Drogas” foi realizada no bairro Junco em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, que é celebrado anualmente no dia 26 de junho. A ação foi promovida pela Prefeitura de Picos, em conjunto com as coordenações do CRAS, CREAS, NASF, CAPS II e CAPS AD e em parceria com o Conselho Tutelar e a PRF.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (NASF), Luana Figueiredo, o dia está voltado para prevenção ao uso de drogas e álcool. Ela ainda destacou ações desenvolvidas durante o momento.

“Será um dia de alusão ao combate ao álcool e drogas, a gente está repassando para a população a questão da prevenção, do uso, a conscientização como também falar sobre o trabalho desses órgãos em relação as pessoas que são usuários. A campanha de hoje é para conscientizar, alertar a população, é importante estarmos sempre atentos as pessoas próximas a nós, hoje teremos uma panfletagem falando sobre esse tema e será de grande valia”, assegurou.

Coordenadora do NASF, Luana Figueiredo

Segundo a terapeuta ocupacional do CAPS AD, Gekeyla Nogueira, por a instituição ser voltada ao tratamento de pessoas com dependência química, o Dia de Combate às Drogas está sempre no calendário do CAPS AD. Para ela, o evento fortalece o combate as drogas em Picos.

“Todo dia 26 de junho é considerado pela Organização das Nações Unidas o Dia Internacional de Combate às Drogas, o CAPS AD de Picos, como é uma instituição voltada para o tratamento de pessoas com dependência química, essa data está sempre dentro dos calendários anuais. Esse evento que estamos fazendo hoje de panfletagem, onde estamos passando orientações sobre a importância no combate as drogas”, argumentou.

Publicidade

Terapeuta ocupacional do CAPS AD, Gekeyla Nogueira

Ainda de acordo com Gekeyla Nogueira,  o combate as drogas está cada vez mais difícil, mas ações como esta ajudam a chegar em um maior número de pessoas. “Cada dia está mais difícil a atuação da prevenção e o tratamento no combate as drogas, então realmente a gente tenta utilizar através da instituição a realização de ações educativas como essa, onde possibilita que a gente chegue a outros lugares”, explicou.

Conselheiro tutelar Genilson Oliveira

O conselheiro tutelar Genilson Oliveira destacou que ação é conjunta e busca alertar sobre os riscos.

“Percebemos que com o avançar dos tempos existe um crescimento do uso de álcool e drogas tanto por crianças e adolescentes quanto por adultos que são essas famílias em que as crianças e adolescentes estão inseridas. É uma ação conjunta para podermos conscientizar a população sobre os riscos, mas também, para realizarmos uma intervenção mais forte no sentido de os usuários que já fazem uso de drogas conhecerem os serviços que estão disponíveis dentro do município, para que possam fazer o tratamento e passar pelo processo de recuperação dessa dependência”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS