Connect with us

GERAL

Férias escolares aumentam chance de choques elétricos; veja dica de como evitar

Publicado

em

Período de férias escolares é sinônimo de diversão. Mas esta época do ano também pode se tornar uma dor de cabeça para os pais. Isso porque, por passarem mais tempo em casa, aumentam os riscos de as crianças sofrerem acidente elétricos como os choques, por exemplo. Carlos Duarte, engenheiro de Segurança da Equatorial Piauí, explica quais sãos os riscos.

“As crianças estão frequentemente diante de uma tela e esse tempo de exposição aumenta durante as férias. No caso dos celulares e tablets, os pais precisam ficar atentos para que seus filhos não usem esses aparelhos conectados na tomada enquanto estiverem sendo recarregados, pois o cabo pode conduzir uma corrente elétrica”, discorre.

O representante da Equatorial Piauí orienta a revisar periodicamente as instalações elétricas com um profissional capacitado. Isso ajuda a identificar e eliminar fios soltos, desencapados e emendados. ““Orientamos que nas residências com crianças e animais de estimação sejam instalados protetores de tomadas para protegê-los contra eventuais choques elétricos nas tomadas que não estejam em utilização”, declara Carlos Duarte.

Aproveitando a temporada de fortes ventos, outra prática comum durante o período das férias escolares é a brincadeira com pipas, mas a Equatorial adverte: é necessária a supervisão de um adulto, além de, não praticar a atividade próximo à rede elétrica, optando sempre por parques ou áreas abertas.

Veja dicas para evitar choques elétricos com as crianças nas férias:

  • Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos
  • Não permita que as crianças utilizem tablets e smartphones durante o carregamento
  • É recomendado que seja sempre um adulto a colocar e retirar equipamentos eletrônicos da tomada, como videogames e computadores
  • Dê preferência em plugar o carregador do celular nas tomadas altas ou naquelas fora do alcance de crianças
  • Substitua fios desencapados de eletrodomésticos. Aquele leve choque ao encostar na máquina de lavar, geladeira ou qualquer outro eletrodoméstico é sinal de que o equipamento precisa visitar a assistência técnica especializada ou a instalação apresenta problemas de aterramento.

Fonte: Portal O Dia / Foto: Assis Fernandes

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS