Connect with us

GERAL

Governo do Piauí sanciona reajuste salarial de 5,35% para professores e profissionais da educação básica

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles (PT), sancionou o reajuste de 5,35% no salários dos profissionais da Educação básica do estado do Piauí. A Lei foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (3). 

São contemplados professores, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais e técnicos em gestão educacional. De acordo com a nova tabela de vencimentos os salários podem chegar a quase R$ 8 mil. 

O reajuste total nos salários dos profissionais da Educação é de 17% com reajustes sendo realizados em três parcelas de 5,35% por ano, até maio de 2026. O acordo entre o Governo do Estado e os docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aconteceu em março, após mais de dois meses de greve.

A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 30 de abril e entrou em vigor a partir de 1º de maio de 2024.

O índice de 5,35% acompanha o que foi dado às demais carreiras do Executivo que está em vigor desde o mês de março. A previsão é que o reajuste já esteja incluído nos contracheques referentes ao pagamento de maio. 

Publicidade

Confira a tabela de vencimentos:

Tabela de vencimentos do magistério — Foto: Diário Oficial Piauí
Tabela de vencimentos do magistério — Foto: Diário Oficial Piauí

Apesar do acordo e da retomada das aulas, o pedido da categoria era um reajuste de 22% referente às perdas inflacionárias dos últimos anos (2021, 2022 e 2023). A proposta, porém, não foi acolhida pelo governo do estado, que iniciou uma Mesa de Negociação Permanente do Governo do Piauí com representantes das categorias de servidores estaduais.

Fonte: G1 PI / Foto: Layza Mourão/g1 Piauí

Facebook

MAIS ACESSADAS