Connect with us

GERAL

Irregularidade de chuvas compromete e agricultores temem perdas na safra de 2021

Publicado

em

Os agricultores que iniciaram os plantios cedo no final de novembro e início do mês de dezembro, estão com melhores expectativas para boas colheitas conforme relatou o agricultor Otacílio Almeida, residente no povoado Barro, na zona rural de Santana do Piauí. O produtor destacou que as chuvas estão irregulares e há riscos iminentes de perda em parte das plantações de milho e feijão.

Seu Otacílio disse ainda que por conta da irregularidade das chuvas, a aração de terra que é processo inicial para as plantações, houve dias em que a atividade feita com trator agrícola foi suspensa devido a terra estar seca.

“Quem plantou cedo colhe um pouco e quem plantou mais tarde vai depender de mais chuvas. A gente acha que está perdido já”, comentou.

Otacílio Almeida que plantou no início do mês de dezembro disse que está com 90% de seus cultivos seguro. O agricultor estima que a colheita é de 30 a 40 sacos de milho.

Já as plantações que o agricultor Otacílio fez no final do mês de janeiro para início de fevereiro caso não haja chuvas nos próximos dias a expectativa é de perda total.

Publicidade

Roque Ribeiro Leal agricultor residente na sede do município santanense comenta que as expectativas de inverno deste ano são fracas. “Mandioca agora que está nascendo e parece que não vai situar pelo jeito que está”, disse se referindo a estiagem.

Para o ano de 2021 seu Roque acredita que a produção não será expressiva de acordo com suas expectativas, devido ao pouco volume de chuvas e constante estiagem.

“Desde o começo que é fraco mesmo”, completou o agricultor.

Dados da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santana do Piauí, revelam o volume de chuvas referente a janeiro, fevereiro e até meados de março de 2021.

O secretário municipal de Agricultura, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, disse que no mês janeiro foi registrado volume de 85 mm de chuvas. Em fevereiro, mês de maior volume, choveu 267 mm. Já até o dia 16 de março foi o mês que menos choveu na região santanense com o total de apenas 08 mm.

Publicidade

De janeiro até o 16º dia do mês de março de 2021 são contabilizados o total de 360 milímetros de chuvas.

No ano passado de janeiro até o final de fevereiro choveu 370 milímetros. O volume de chuvas no dois meses de 2020 – 60 dias – supera o ano de 2021 em período 75 dias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS