Connect with us

GERAL

Ministério da Saúde investiga doença rara na região de Picos

Publicado

em

Equipes da Vigilância Epidemiológica do Piauí, Vigilância Ambiental e Lacem visitaram o município de Aroeiras do Itaim na última quarta-feira, dia 17 de setembro, para investigar a suspeita do primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental em um ser humano no Brasil.

A Febre do Nilo Ocidental é uma doença potencialmente séria, que pode gerar desde uma febre até encefalite grave e morte do paciente. Da mesma família da dengue e febre amarela, é transmitida através da picada de um vetor, ou seja, um mosquito contaminado ao se alimentar do sangue de uma ave infectada.

Na zona rural do município de Aroeiras do Itaim um senhor de 52 anos foi diagnosticado com os sintomas da doença, um exame inicial confirmou, outro teste será realizado ainda esta semana para validar o primeiro exame.

O homem de iniciais F. R. L. trabalha como vaqueiro, após apresentar os sintomas da doença foi encaminhado para o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, e os seus exames para o Instituto Evandro Chagas.

O paciente apresentou febre intensa, dor de cabeça, dor no corpo, astenia, vômito, náuseas, dor abdominal, dor nas articulações, mialgia e dor retro orbitária. Antes de ser internado o paciente também foi acometido por paralisia súbita nos membros inferiores e superiores, além de paralisia facial, até o momento já retomou os movimentos dos membros superiores e já consegue mexer os dedos dos pés.

Publicidade

Profissionais da Vigilância Ambiental realizaram investigação com os animais na localidade, entre os relatos, foram informados de que o cavalo usado pelo paciente estranhamente teve morte súbita há dois meses, quando o paciente começou a apresentar os primeiros sintomas. Também foi observada a morte súbita de algumas galinhas na localidade.

Durante a visita a equipe de Vigilância Epidemiológica esclareceu para os familiares que a contaminação com o vírus do Nilo Ocidental não ocorre entre seres humanos. Uma equipe do Ministério da Saúde deve visitar a cidade nos próximos dias.

Portal O Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS