Connect with us

GERAL

Piauí tem 213 cidades que não cumprem a Lei de Resíduos sólidos

Publicado

em

No Piauí, 213 municipios deixaram de cumprir a Lei dos Resíduos Sólidos, de acordo com levantamento feito pela Vigilância Sanitária do Estado. O prazo para que os municípios brasileiros se adequassem à nova legilslação encerrou no dia 2 de agosto deste ano, mas a maioria dos gestores municipais não cumpriu a Lei alegando falta de recurso financeiro. A gravidade do problema se apresenta em todo o Brasil. O o alerta foi feito no relatório anual elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Espaciais (Abralpe), “Panoramas dos Resíduos Sólidos no Brasil 2013, 11ª edição”, aponta que cerca de 60% dos municípios brasileiros, ainda não apresentaram seus Planos.
Segundo dados da Vigilância Sanitária do Estado , apenas 11 dos 224 municípios se adequaram as novas exigências. E de acordo o relatório “Panoramas dos Resíduos Sólidos no Brasil 2013”, cuja pesquisa abrangeu 404 municípios, representando mais 45% da população brasileira, no ano de 2013 foram gerados mais de 76 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, representado um aumento de 4,1% em relação ao ano de 2012, índice bem superior ao verificado nos anos anteriores.
Ainda segundo a pesquisa é justamente a destinação final o ponto mais deficiente do processo. Apenas 58,3% dos resíduos sólidos urbanos coletados têm destinação final adequada. Esta situação se mantém praticamente inalterada em relação ao cenário de 2012. A outra parcela, que corresponde a 41,7% do que é coletado e totaliza 28,8 milhões de toneladas por ano, é depositada em lixões e aterros controlados, que pouco se diferenciam dos lixões, em termos de impacto ambiental.
Dos 224 municípios do Piauí, 213 estão inseridos neste percentual. Essa informação foi apresentada pela Vigilância Sanitária, que concluiu que apenas 11 cidades piauienses apresentaram seus Planos.
Fonte: Diário do povo
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS