Connect with us

GERAL

Missa Solene celebra o 86º festejo de Santo Antonio de Lisboa; fotos

Publicado

em

A Igreja Matriz ficou completamente lotada na manhã desta terça-feira (13), durante a Missa Solene em honra a Santo Antônio, padroeiro da cidade de Santo Antônio de Lisboa, situada no Centro-Sul do Piauí.

Fiéis, devotos, leigos e leigas, renderam graças ao santo padroeiro do município durante o primeiro evento – missa solene – que marca o encerramento das festividades religiosas.

Presidida pelo padre Régis, pároco da Paróquia Santo Antônio, a cerimônia foi concelebrada pelo padre Francisco Ramires, da Paróquia de São Julião, juntamente com os padres Paulo, Marcus Vinicius e Cláudio, com apoio da Pastoral do Dízimo, ECC, Terço dos Homens, Pastoral do Idoso e Pastoral da Esperança.

O 86º festejo acontecia desde o dia 31 de maio com o tema “Santo Antônio, espelho de obediência”.

Padre Ramires destacou durante a celebração que Santo Antônio é o pão da palavra, a arca da aliança e benção do Senhor que fazia os corações arderem por Cristo e se converterem ao evangelho.

“Deus age nas nossas vidas quando deixamos nos converter por ele. Que não sejamos apegados a vida velha, a qualquer posto que tenhamos na igreja. Que sejamos como Antônio, capazes de nos moldar por Deus”, refletiu.

O padre Régis no uso da palavra agradeceu a todos os grupos e agentes individuais, que contribuiram para a realização do festejo. Ele destacou que a Paróquia é uma família, uma mesma comunidade.

“Nosso reconhecimento e muito obrigado”, agradeceu. “A essência verdadeira dessa festa é a graça de Deus que deve transbordar do nosso coração”, acrescentou.

Residente em Santo Antônio de Lisboa, Edinilza Clotilde, revela que o festejo representa a fé, a devoção. “Vem de geração em geração onde o povo lisboense se reúne, vem de outras cidades. É um momento de muita fé, de muita devoção”.

Ao final da missa solene foi sorteada a rifa de Santo Antônio.

O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua, nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195 e morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.

Publicidade

Oficialmente, as festividades sagradas encerrarão logo mais após a Procissão com a Imagem de Santo Antônio que seguirá pelas ruas da cidade e o arriamento da bandeira.

Veja fotos da missa

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS