Connect with us

GERAL

Operários registram redemoinho de poeira em obra no Sul do Piauí; vídeo!

Publicado

em

Um redemoinho de poeira se formou dentro de uma obra em São Gonçalo do Gurguéia, município localizado 820 km ao Sul de Teresina. Impressionados, operários pararam o trabalho enquanto observaram o fenômeno, que foi registrado em vídeo gravado por um dos trabalhadores.

O climatologista Werton Costa explicou ao G1 o que causa o redemoinho. “Eles são conhecidos como ‘dust devil’. São ventos em espiral, rotatórios, originados pela convecção do ar, quando ele é forçado a subir rapidamente em função de um dia quente”, disse.

“Em áreas mais planas, onde não há vento, mas há calor, é uma tendência do ar fazer um deslocamento vertical, quando ele faz isso é em espiral, criando esses redemoinhos”, completou.

Werton disse que o fenômeno é comum nas áreas desmatadas da Matopiba, região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba). “É uma tendência da superfície aquecer muito rapidamente”, afirmou.

O especialista informou que esses redemoinhos têm baixa velocidade, alternando entre 20 a 30 km/h no máximo, oscilando. “Eles têm o mesmo mecanismo de formação de um tornado, porque são ventos de turbilhonamento, mas as velocidades ficam muito abaixo, não provocando danos”, disse.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS