Connect with us

GERAL

Piauí é o estado do Nordeste que menos emitiu CNH digital, revela dados do Denatran

Publicado

em

Nove meses após o lançamento da CNH digital pelo Governo Brasileiro, os números piauienses ainda estão bem abaixo da média nacional apresentada pelo Denatran nesta sexta-feira (06/07). Segundo dados divulgados pela Folha de São Paulo, o número de emissões da carteira de motorista versão para celular é de 354 no Piauí. O que significaria o menor emissor no Nordeste e um dos três menores do país.

A situação do estado, no entanto, é um reflexo da falta de adesão dos brasileiros, que segundo o órgão, chega a menos de 0,4% dos motoristas, algo em torno de 220 mil. O levantamento colide com os prós apontados pelo Executivo, que considerava o amplo acesso da população à celulares, a segurança e comodidade que a tecnologia pode oferecer.

Diante dos números, a publicação apontou três razões para a falta de interesse e adesão do serviço: desinformação, trâmites burocráticos e cobranças controversas. No caso do Piauí, haveria uma taxa de R$ 222 reais para fazer a emissão da carteira digital, o que seria a mais cara do Brasil, segundo o portal Auto-Esporte, da Rede Globo.

A revelação gerou polêmica e Arão Lobão, diretor do Detran-PI, negou a cobrança e disse que “tal taxa nunca foi cobrada”. 

O estado que mais emitiu no país foi São Paulo, seguido pelo Rio Grande do Sul, ambos com mais de 44 mil. No Nordeste, Pernambuco foi a que mais aderiu, com cerca de 10 mil. Confira:

Publicidade

COMO EMITIR

Quem tem a CNH no modelo antigo e quiser ter a digital precisa renovar o documento físico ou pedir a segunda via. Nesses casos, pode haver cobrança pelos serviços.

Fonte: Com informações da Folha

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS