Connect with us

GERAL

Produtos que reforçam a cultura piauiense são destaque no Piauí Sampa 2024

Publicado

em

Levando ao público paulista muita originalidade, os empresários que estão expondo na Mostra Piauí Sampa também levam um pouco do estado piauiense com produtos originais.

No local é possível encontrar roupas artesanais feitas por artesãs de cooperativas, geleia de buriti, bacuri e tamarindo, peças personalizadas com o piauiês, entre outras coisas.

Os produtos personalizados com o “piauiês” tem feito sucesso na mostra. O empresário José Marcelo, da Aprumar Piauí, explicou que a empresa produz peças que buscam valorizar a cultura piauiense.

“A empresa nasceu da vontade e intuito de valorizar a nossa cultura, e sentimos necessidade de aumentar a autoestima do paiuiense e fazemos isso valorizando o nosso dialeto, o piauiês, assim como alguns elementos do nosso estado, como a pintura rupestre. Começamos a dois anos e temos aqui canecas, lenços e quadros”, explicou.

Ele disse que ficou surpreso com a receptividade. “Aqui em São Paulo fiquei surpreso de encontrar tantos piauienses que moram aqui em São Paulo, e acho que a visibilidade tem sido muito boa”, revelou.

Publicidade

O empresário Danilo Barbosa, da Geleia’s Brasil, também está surpreso com a receptividade aos seus produtos. Ele abriu uma empresa que atua na produção e venda de geleias durante a pandemia, e agora participa do primeiro Piauí Sampa. Ele já vendeu 50% dos produtos.

“Mais de 50% dos produtos já foram vendidos, e está sendo um sucesso. Nascemos na pandemia, minha esposa decidiu começar a fazer e assim que surgiu. Fazemos produtos típicos com geleia de bacuri, tamarindo, buriti e manga com maracujá, e está sendo um sucesso”, revelou.

O local também conta com a venda de roupas artesanais. É o caso da Associação de Bordadeiras de Nazária que está expondo várias peças no local.

“Ela surgiu em 2014 após a intervenção do Sebrae junto a comunidade Santa Joana e começamos a trabalhar de forma mais profissional, e utilizamos o bordado a mão, e assim geramos produtos para vestiário feminino, saias, blusas e vestidos, e hoje trabalhamos muito com linho. O preferido pelos clientes são os vestidos e blusas”, afirmou José Feitosa, presidente da Associação das Bordadeiras de Nazária.

A designer Kalina Rameiro reforçou que é importante trabalhar com produtos originais.  Atualmente ela trabalha em algumas peças com pele de peixe, mas também produz peças com produtos variados, como a opala.

Publicidade

“É importante ser original, trabalhar de forma diferente, então o conselho que eu dou é fazer o que ninguém faz, ser autoral, ser criativo”, finalizou.

  • piaui_sampa_8.jpg
  • piauí_sampa_1.jpg
  • PIAUI_SAMPA_2.jpg
  • PIAUI_SAMPA_3.jpg
  • PIAUI_SAMPA_4.jpg
  • PIAUI_SAMPA_5.jpg
  • PIAUI_SAMPA_6.jpg
  • piaui_sampa_7.jpg
  • piaui_sampa_8.jpg
  • piauí_sampa_1.jpg

Fonte: Cidade Verde Fotos: Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS