Connect with us

GERAL

Projeto de castração de animais de rua é iniciado em Picos

Publicado

em

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 2 de agosto, a castração de animais em situação de rua. O projeto tem o objetivo de controlar da canina do município.

O projeto foi iniciado pelo bairro Parque de Exposição.

De acordo com o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, o projeto está respeitando todas as leis de proteção aos animais. Ele ainda destacou que ONGs foram englobadas no programa.

“É uma satisfação muito grande, dá início a esse programa de castração dos animais de rua. É um problema que sabemos que há anos vem se arrastando em Picos, é uma aclamação da população a resolução desse problema. Englobamos a ONGs, a APAPI, que vem dando uma assistência exemplar, estamos fazendo dentro de todas as leis de proteção aos animais”, frisou.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

Aldo Gil ainda destacou que o protejo vai reduzir o sofrimento dos animais e melhorar a saúde pública do município de Picos.

“Demos o ponta pé inicial a esse programa que vai reduzir o sofrimento dos animais, e a transmissão de doenças, e consequentemente vai melhorar a saúde pública do nosso município” assegurou.

A presidente da ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), Sânya Elayne comentou sobre a importância do projeto.

Publicidade

“A APAPI vê isso como uma grande conquista, desde de que iniciamos esse projeto, que a gente vem batalhando pela castração pública gratuita, pois entendemos que essa é a única solução para tentamos reduzir a quantidade de animais soltos nas ruas de Picos e consequentemente vítima de maus-tratos. A gente começou aqui pelo Parque de Exposição, onde serão castrados diariamente uma fêmea e quatro machos, esses animais serão recolhidos pela carrocinha e direcionados para um pet conveniado, em seguida, voltam para o Centro de Zoonoses”, pontuo.

Sânya Elayne ainda destacou que os animais passaram por um período pós operatório no Centro de Zoonoses e durante esse tempo, as pessoas podem ir até o local e adotar um dos animais.

Facebook

MAIS ACESSADAS