Connect with us

GERAL

Reunião entre dirigentes das Câmaras Setoriais avalia produção e define estratégias para 2019

Publicado

em

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 15, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), localizada na av. Gil Martins, 1810, próximo ao estádio Albertão, em Teresina, a primeira reunião do ano de 2019, envolvendo os dirigentes das câmaras setoriais, presidentes, vice-presidentes, secretários e dirigentes de órgãos públicos. O encontro teve início por volta das 9h30.

O objetivo da reunião foi apresentar a avaliação produtiva correspondente aos últimos quatro anos no que tange a evolução das Câmaras Setoriais, bem como a definição de estratégias e métodos a serem desenvolvidos para o decorrente ano.

De um total de 26 Câmaras Setoriais, 24 confirmaram presença, o que representa, de acordo com o coordenador das Câmaras Setoriais, Sérgio Vilela, grande demonstração de consciência de todos os dirigentes.

“A participação das 24 câmaras representa um importante compromisso e preocupação para com a luta que teremos que enfrentar em 2019” disse.

Entretanto, o secretário de Governo, Merlong Solano, recebeu uma reivindicação, a qual, será encaminhada ao chefe do Executivo Estadual, para ampliação da estrutura da Coordenação das Câmaras Setoriais. Dentre os fatores apresentados estão as seguintes reivindicações:

Publicidade
  • Fortalecimento da Coordenação Estadual das Câmaras Setoriais vinculando-a a uma Superintendência, com a inclusão de assessores para as áreas técnico-cientifica (elaboração de projetos), tributária e fiscal, licenciamento ambiental, jurídica;
  • Criação de um conselho formado pelos presidentes das câmaras que se reunirá a cada 2 meses com o governador. Nestas reuniões bimestrais serão levadas as demandas das câmaras e verificado o andamento das mesmas;
  • Criação de grupos de trabalho que congregarão as demandas comuns a todas as câmaras (licenciamento ambiental, questões fiscais e tributárias, energia elétrica, infraestrutura de transporte, regularização fundiária, questões legislativas);
  • De posse dos projetos das câmaras setoriais já elaborados e os que ainda serão elaborados, o conselho formado pelos presidentes procurarão as autoridades (deputados, senadores, governador, prefeitos, agentes financiadores nacionais e internacionais, bem como a iniciativa privada), para negociar financiamentos para estes projetos;
  • A cada dois meses, antes da reunião com o governador, o conselho se reunirá em Teresina.

Durante a ocasião, foi definido a criação do Conselho composto pelos presidentes das câmaras com intuito de realizar visitas ao Governo a cada dois meses tendo como finalidade atualizar questões tratadas no âmbito da gestão envolvendo os setores de produção.

“Teremos uma gama de assuntos que envolve o Governo do Estado em comum com todas as câmaras como meio ambiente, fornecimento de energia elétrica, assistência técnica entre outros suportes que englobam o setor produtivo”, acrescentou o coordenador.

O presidente do Sindicato Rural de Picos e da Câmara Setorial do Alho, José Airton Dantas esteve presente na reunião reivindicando incentivos fiscais no intuito de fortalecimento e estímulo da produção do alho no Estado do Piauí.

Além dos dirigentes das câmaras e do coordenador Sérgio Vilela, confirmaram presença o secretário de Governo, Merlong Solano; a secretaria de Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos; o superintende de Articulação Governamental, Pedro Calisto; o deputado federal Assis Carvalho; o secretário de Turismo, Bruno Correia Lima; o diretor da Agência de Desenvolvimento, Luiz Carlos Farias entre outros.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS