Connect with us

GERAL

Secretaria de Educação de Picos desenvolve projeto de libras

Publicado

em

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Educação, está no quarto dia de atividades do projeto “Libras para falar e português para escrever”, que busca a inclusão escolar dos alunos surdos da Rede Municipal de Ensino de Picos. As aulas acontecem de forma presencial na Escola Municipal Padre Madeira.

Foto: CCom

A professora de libras, Renária Castro, conta que o projeto têm 10 alunos surdos e destaca que no ano de 2020 não foi muito efetivo por conta da conexão ruim da internet. Ela relata que a Secretaria de Educação abraçou a causa e está dando todo o suporte para que as atividades sejam desenvolvidas da melhor maneira possível.

Professora Renária Castro

“No ano passado não deu certo, por conta da conexão de internet. A secretária abraçou a causa e disponibilizou essa sala no Padre Madeira, para acontecer presencialmente, assim como, todo material, todo recurso necessário, tanto de higiene, como de material escolar, acesso a impressão de material,  eles providenciaram tudo para que a gente pudesse realizar. Não estou sozinha, tem a professora D’arc que está comigo nesse projeto”, frisou.

Professoras Renária Santos e D’arc Cardoso

Ainda de acordo com Renária Castro, os alunos estão bem gostando das aulas. Ela ainda ressalta que são alunos de escolas e idades diferentes. “Hoje é o quarto dia de aula presencial, e eles estão gostando muito porque estão tendo contato com pessoas iguais a eles, coisa que eles não tinha nas sala regular. Cada um faz uma série diferente, eu tenho aluno que a mais nova tem 6 anos e a mais velha tem 26 anos, então são alunos de idade diferente, de escolas diferentes, e esse lugar é o lugar onde eles se encontram e se reconhecem como sujeitos de uma comunidade”, afirmou.

Foto: CCom

Acompanhada da secretária de Educação, Noêmia Marques, a deputada estadual Belê Medeiros visitou o projeto e comentou sobre a importância para a inclusão dos alunos surdos. “Eu fiquei encantada, há mais de 20 anos a gente luta em defesa dos direitos da pessoa portadora de deficiência e vim hoje aqui conhecer esse projeto na prática, realmente, é um motivo de muito orgulho. Eu acho que ações como essa, atitudes como essa engrandecem a nossa cidade, é louvável ver que os professores estão envolvidos em um projeto tão importante de inclusão para essas crianças”, destacou.

Publicidade

Foto: CCom

Belê Medeiros ainda parabenizou a secretária de Educação e os envolvidos no projeto “Libras para falar português e escrever”.

Foto: CCom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS