Connect with us

GERAL

Secretaria de Saúde de Simões reúne representantes da enfermagem e Coren para diálogo sobre jornada de trabalho e piso

Publicado

em

A partir de uma iniciativa da secretária municipal de Saúde de Simões, Isamária Dantas, representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), participaram de uma reunião no município, na manhã desta quinta-feira (01).

A reunião, que aconteceu no auditório Eridalva Arcanja de Carvalho (auditório do CEM), contou com a participação de representante da gestão municipal, Procurador Jurídico do Município, Secretária de Saúde, representantes da enfermagem de nível médio e superior e Assessoria Jurídica da Secretaria de Saúde.

A reunião foi articulada pela gestora da saúde, com o objetivo de promover um diálogo sobre a instituição da carga horária de 30 horas semanais para a categoria e do piso salarial nacional.

As reivindicações estão enquadradas no Projeto de Lei 2.564, de 2020, que tramita no Senado Federal, e tem levado profissionais da enfermagem em todo o país a se mobilizarem pela aprovação do mesmo.

A reunião foi mais uma ação com o objetivo de fortalecer o debate sobre a PL, como também esclarecer pontos discordantes e possibilidades em relação a regulamentação de carga horária no contexto municipal.

Publicidade

A secretária Isamária, disse que a reunião foi positiva e agradeceu ao Coren e enfermeiros participantes. “Foi com muita satisfação que recebemos a equipe do COREN-PI no nosso município. A enfermagem é uma categoria profissional essencial para a saúde em todo o ciclo de vida do ser humano, e precisa ser reconhecida. Tivemos um diálogo esclarecedor e agradecemos a todos os profissionais que se fizeram presentes, bem como ao COREN-PI por ter atendido a nossa solicitação”.

O presidente do Coren, Antônio Neto, também avaliou a reunião como produtiva. “Temos a expectativa de conseguir progredir no município, no que diz respeito a regulamentação das 30horas” ressaltou.

Ele também destacou que o projeto e de suma importância para os profissionais da categoria, em especial neste período de pandemia. “Lembramos que o projeto é de suma importância para os profissionais de enfermagem, que neste momento da pandemia da covid-19, realizam uma assistência de enfermagem de qualidade. Não podemos deixar de citar a campanha de vacinação, na qual os profissionais de enfermagem estão na linha de frente, pois são eles que acondicionam, gerenciam e administram esta vacina contra a covid-19, tão importante que neste momento salva vidas”.

Wendel Marcos, Conselheiro do Coren, disse que o mesmo tem lutado pelos direitos dos profissionais da enfermagem. “Estivemos aqui no município de Simões para tratar da regulamentação da carga horária e piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares. O COREN-PI luta pelos direitos dos profissionais da enfermagem para que possam, nestes termos, ter bom atendimento, e que todos possam se sentir representados” falou.


 

Da redação, com informações e fotos do Simões Online

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS