Connect with us

GERAL

Secretário de Saúde de Picos comenta sobre logística de vacinação e consórcio de vacinas

Publicado

em

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 22, o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, comentou sobre a logística de vacinação em Picos, número de vacinados, consórcio de vacinas e campanhas de conscientização.

O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, destacou que as doses recebidas foram insuficientes para vacinar todos os idosos dos grupos prioritários que já se passaram. Explica que isso se dá devido o Ministério da Saúde levar em consideração o último senso do IBGE, que foi realizado em 2010.

“Nós estamos vacinando os idosos a partir de 75 anos, como eu já relatei antes, nós estamos tendo um problema de defasagem de doses para o públicos alvos que já passaram, nós já fizemos um relatório nominal, que nossa equipe de atenção básica já nos concedeu para a gente enviar para o Ministério da Saúde, também enviaremos para a Sesapi. O Ministério da Saúde tomou por base o último senso do IBGE, que é de 2010, esse senso está bem defasado, para se ter uma ideia de 2010 para cá, são 11 anos, então aquele pessoal que entrou no público alvo de 75 anos, há 10 anos eles se enquadravam no público de 65 anos”, frisou.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

Segundo o secretário, a Saúde de Picos está buscando junto ao Ministério da Saúde o complemento dessas doses para vacinar os idosos com mais de 80 anos, que ainda não foram vacinados.

Número de vacinados

Publicidade

De acordo com o secretário de Saúde de Picos, o município já vacinou quase 5.000 pessoas contra à Covid-19.  “Até agora nós recebemos 4.259 doses para a primeira dose, e 1.939 para a segunda dose, foram aplicadas 3.610 de primeira dose e 1.312 de segunda dose. Esse número está com um pouco de diferença porque maior parte das doses nós recebemos nessa sexta-feira”, assegurou.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, e coordenadora de Imunização, Mariana Fontes

Consórcio de vacinas

Segundo Aldo Gil, havendo a possibilidade de compra de vacina, o município vai fazer a aquisição. Ele destaca que o município ainda dispõe dos recursos Covid que são suficientes para vacinar quase 100% da população de Picos.

“A partir de amanhã, estará tudo certo e tudo pronto para na hora que surgir uma possibilidade de compra de vacinas, já esteja tudo certo, tanto com os municípios cadastrados, como o próprio consórcio estará no jeito de fazer essas compras”, destacou o secretário de Saúde.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS