Connect with us

GERAL

Só 1 em cada 10 brasileiros têm renda para pagar despesas do início do ano

Publicado

em

Passada a euforia das compras de Natal e das comemorações de Réveillon, chega o momento de organizar o pagamento das tradicionais contas de início de ano.

Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que apenas 11% dos consumidores brasileiros têm condições de pagar as despesas sazonais deste período, como IPTU, IPVA e material escolar, com os próprios rendimentos, sem que seja necessário fazer uma economia ou reserva financeira ao longo do ano.

A pesquisa ainda mostra que 22% dos entrevistados não fizeram qualquer planejamento para pagar esses compromissos em 2020.

Como se organizaram

– 26% tiveram de economizar nas festas e com as compras de Natal para conseguir pagar as despesas de início de ano

– 21% guardaram ao menos parte do 13º salário para honrar os compromissos

Publicidade

– 17% disseram ter montado uma reserva ao longo de 2019 para cobrir os gastos no futuro

– 14% passaram a fazer algum bico para acumular uma renda extra.

Quem já se organizou para este momento está em situação mais confortável do que aqueles que terão de parcelar as despesas.

De acordo com um levantamento do SPC Brasil, na média, o brasileiro que parcelou suas compras natalinas vai terminar de pagar essas prestações somente no mês de abril, o que sinaliza um orçamento comprometido para além do primeiro trimestre do ano.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS