Connect with us

Alagoinha do Piauí

Em Alagoinha, escritores lançam livro Apontamentos para Genealogia da Família Brito

Publicado

em

Berço da literatura, poesia, poemas, ensaios e de registros históricos, o município de Alagoinha do Piauí, na noite desta quinta-feira (20) foi palco de lançamento de mais um livro. A solenidade aconteceu às 19h30 na praça São Francisco e reuniu diversos escritores e literatos, além de autoridades municipais descendentes da família Brito residentes em outras regiões.

Dos autores Honorato Lima, Getúlio Brito e Samuel Nascimento, o livro Apontamentos para Genealogia da Família Brito, trata sobre a chegada dos colonos nas terras de Alagoinha do Piauí e demais cidades da região. Dentro do contexto aborda também sobre os costumes, religião, lazer e formas de vivência da Família Brito.

Um dos autores, Honorato Lima, relatou como surgiu a ideia de escrever o livro.

“Esse ambicioso projeto, ambicioso no sentido positivo de divulgar e deixar a historia de Alagoinha escrita nasceu ainda no ensino médio, em conversas com o amigo Samuel Nascimento. Foi nesse dialogo que houve a percepção da imensa riqueza cultural desta cidade e a importância da família Brito, no contexto cultural, político, histórico e religioso. Então começamos a pesquisar e descobri caminhos e fontes para chegar ao objetivo almejado, e o mais gratificante de tudo, pessoas interessadas a ajudar muitas vezes me sentiram incapacitado para fazer um trabalho tão grandioso, mas sempre surgiram palavras de apoio da família e amigos, sem deixar de mencionar a generosidade de Getulio Brito e a mente brilhante do poeta Samuel Nascimento”, revelou.

Samuel Nascimento que integra a organização de Apontamentos para Genealogia da Família Brito, declarou que muitas pessoas não acreditavam que seria realizado o projeto.

Publicidade

“Faremos um livro contando nossa história, mas veja só. Deus é tão bom. A luta foi grande, mas aqui estamos com o livro na mão e a praça repleta de amigos. E assim, damos início a cerimonia de lançamento do livro “Apontamentos para a Genealogia da Família Brito”, descreveu.

Nascido na localidade Pedras, distante 5 km da sede do município alagoinhense, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito, descendente da família Brito, participou do lançamento do livro e elogiou o trabalho desenvolvido.

“Saúdo ao prefeito Jorismar Rocha e todos aqui presentes nesta mesa. Estou feliz com esses meninos que fizeram um brilhante trabalho […] foi aqui em Pedras que iniciei meus estudos. É um enorme prazer encontrar a professora Eva Graça, Fidélia Rocha, a doutora Branca, Edinha. Me orgulho de ver todo esse pessoal. É uma família que tem um legado muito grande na história de Alagoinha, na história de Vila Nova, de São Julião e de outras cidades por onde habitaram a família Brito desenvolvendo talentos na música, na cultura e que buscaram o melhor para representar suas famílias”, agradeceu às autoridades parabenizando também os autores do livro.

O prefeito Jorismar Rocha também fez uso da palavra e na ocasião saudou a todos os participantes do evento e a secretária de Educação, agradecendo também pela presença do prefeito de Vila Nova, Edilson, que carrega o sobrenome Brito.

“Quero agradecer ao prefeito de Vila Nova que carrega o sobrenome Brito […] fui procurado pelos novos escritores que estão publicando o livro aqui hoje. A família Brito é de grande importância para o nosso município, pois contribuiu e ainda contribui muito no desenvolvimento do nosso município. Agradeço pelo convite, parabenizo pelo e digo que estou sempre pronto para apoiar no que for necessário principalmente em educação”, discursou Jorismar.

Publicidade

Para a historiadora Regivalda Sousa, o livro lançado é considerado como relevante para Alagoinha e para a historiografia e literatura.

“É muito relevante registrar a nossa localidade mostrando como se formou a identidade da nossa sociedade. Quero aqui externizar meus parabéns a Honorato Lima porque sei que esse é um sonho dele e realizar um sonho é muito especial”, parabenizou.

Ex-primeira-dama do município, Dona Quininha, foi esposa do primeiro prefeito de Alagoinha, Salomão Caetano. Quininha saudou a todos com a paz do senhor e agradeceu a Deus pela bondade parabenizando os autores do livro.

“Tenho muita honra e alegria com esses meninos que fizeram esse livro sobre a genealogia da família Brito”, declarou dona Quininha.

A metodologia desenvolvida para coleta de dados (informações) foi através de várias entrevistas realizadas aos descendentes da família Brito residente na sede, no povoado Serra Velha, Areia Branca, Vila Nova do Piauí e em mais de 10 municípios do Estado, além de visitas a cartórios, igrejas, arquivos públicos, museus, bibliotecas, cemitérios e pontos históricos do Piauí.

Publicidade

Além do lançamento do livro, houve aprestações teatrais, música ao vivo entre outras atrações.

Estiveram presentes: o prefeito Jorismar Rocha; a primeira-dama e secretária de Educação, Anatália Rocha; a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes; o prefeito de Vila Nova do Piauí Edilson Brito e esposa, primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; os autores do livro: Samuel Nascimento, Getúlio Brito, e Honorato Lima, bem como demais escritores: Eva Graça, Fidélia Rocha, Assunção Rocha entre outros literatos, poetas, poetisas, professores, jornalistas, autoridades municipais e o público em geral.

Matéria Relacionada:-ALAGOINHA | Pesquisadores lançarão livro “apontamentos para a genealogia da família Brito” no dia (20). Veja!

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS