Connect with us

Alegrete do Piauí

1º Encontro de Mães Atípicas de Alegrete do Piauí acontece no sábado (22); conheça palestrantes

Publicado

em

A cidade de Alegrete do Piauí sediará o 1º Encontro de Mães Atípicas. O evento, acontecerá no próximo sábado, 22 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores, onde reunirá mães, pais, cuidadores, profissionais da saúde e educação, e demais interessados para discutir temas cruciais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos de desenvolvimento.

O encontro visa informar sobre os benefícios das terapias multifuncionais para crianças com transtornos, discutir os possíveis prejuízos da falta de diagnóstico e a importância da realização dessas terapias, abordar os direitos garantidos às crianças com deficiência (PCD), TEA, TOA (Transtorno Opositivo-Desafiador) e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), além de explorar estratégias para a inclusão dessas crianças no ambiente pedagógico e escolar.

Origem do Projeto

O projeto de “Mães Atípicas de Alegrete do Piauí” foi criado para suprir a carência de informações sobre TEA, TDAH, TOD, e hiperatividade na região. Idealizado por Ariane Albuquerque, Zaira Livanda e Niedja Mendonça, o grupo busca fornecer informações práticas e diretas para a sociedade, ajudando na identificação e tratamento desses transtornos e promovendo a inclusão das crianças afetadas.

As idealizadoras do projeto expressaram suas expectativas para o evento em entrevista à redação do Cidades na Net.

Publicidade

“Estamos muito orgulhosas de realizar o primeiro encontro de Mães Atípicas. Nossa missão é trazer informações valiosas e práticas para todas as famílias que enfrentam os desafios de criar crianças com transtornos de desenvolvimento. Este evento é um marco importante para nossa cidade, pois promove a conscientização e a inclusão, além de oferecer suporte e orientação para pais, cuidadores e educadores. Esperamos que este seja apenas o começo de uma jornada contínua de aprendizado e apoio mútuo”, pontuou Ariane.

Zaira

“Como mãe atípica e advogada, eu vejo de perto as lutas diárias das famílias com crianças que possuem transtornos de desenvolvimento. Este encontro é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e experiências, fortalecer nossa comunidade e assegurar que os direitos de nossas crianças sejam respeitados e protegidos. Estamos aqui para educar, apoiar e inspirar uns aos outros”, destacou Zaira.

Niedja

“Ser mãe atípica é um desafio diário, mas também uma jornada cheia de amor e aprendizado. Organizar este encontro tem sido uma experiência enriquecedora e uma oportunidade para unir nossa comunidade em prol de um objetivo comum. Queremos garantir que todas as crianças recebam o apoio e as terapias de que precisam para se desenvolverem plenamente. A inclusão começa com a informação, e é isso que buscamos proporcionar com o encontro”, enfatizou Niedja.

Palestrantes

Os palestrantes do 1º Encontro de Mães Atípicas de Alegrete do Piauí incluem profissionais renomados e experientes nas áreas de saúde, direito e educação, todos com um profundo compromisso com a causa.

Dra. Thayanna Holanda possui formação em análise de comportamento aplicado ao autismo e atraso no desenvolvimento, capacitação em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), pós-graduação em saúde pública da família, e é especialista em motricidade fina nas desordens do desenvolvimento infantil, com 14 anos de experiência na área.

Dra. Helena Albuquerque, que falará por 25 minutos, é graduada em Direito, advogada previdenciarista, especialista em BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social), pós-graduada em direito previdenciário e público, e membro da comissão de defesa dos direitos da pessoa com autismo da OAB Subseção de Picos.

Dra. Simone Carvalho é advogada especialista em direito à saúde com ênfase em planos de saúde, mãe atípica, diretora jurídica da AMA (Associação de Amigos do Autista) e secretária da Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Subseção de Picos.

Cosma Cândida é pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e neuropsicopedagoga com formação em análise de comportamento aplicado (ABA).

Niedja Mendonça é professora e mãe atípica, que fará uma exposição de caso, compartilhando sua experiência pessoal e profissional, enriquecendo o evento com sua perspectiva única e prática.

Esses especialistas trarão uma vasta gama de conhecimentos e experiências, proporcionando aos participantes informações valiosas e estratégias para lidar com os desafios dos transtornos de desenvolvimento infantil.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS