Connect with us

Belém do Piauí

Câmara de Padre Marcos realiza sessão fúnebre em homenagem ao ex-vereador Chico Felipe

Publicado

em

A Câmara Municipal de Padre Marcos realizou na tarde desta terça-feira, 02 de maio, uma Sessão Solene Fúnebre, em homenagem ao ex-vereador do município, Francisco Felipe de Sousa.

Chico Felipe, como era conhecido, faleceu aos 80 anos de idade, na tarde de segunda-feira, 1º de maio, vítima de infarto. Grande liderança política e comunitária do povoado Caboclo, onde residia, Chico Felipe, trabalhou pelo seu povo e pela emancipação política do município de Belém do Piauí.

Político respeitado em toda a região, ele foi vereador de Padre Marcos por dois mandatos (1983\1888 -1989\1992), quando município de Belém, ainda era o povoado Malhada Grande, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Padre Marcos nos anos de 1985 e 1986.

Ele também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Padre Marcos, foi professor alfabetizador e recenseador do IBGE. Também, chegou a ser candidato a vice-prefeito no município de Belém, mas sem lograr êxito.

A sessão solene, foi conduzida pelo vereador Iranildo Carvalho e contou com as presenças do prefeito Ademar Carvalho Carvalho de Belém, do vice-prefeito Tico Bento, de outros parlamentes e políticos de Belém, bem como de outras cidades da região, além dos familiares e amigos que prestaram suas homenagens a Chico Felipe.

Após abertura da sessão,  o cerimonialista Edson Ribeiro, leu a biografia do homenageado e fez a leitura do Decreto Municipal, que instalou luto oficial de três dias no município de Belém, bem como as notas de pesar emitidas pela Câmara Municipal de Padre Marcos e de Belém.

Conhecido e querido em toda a região e no município, as pessoas lotaram o plenário e o corredor  da Casa Legislativa, haviam pessoas, também na parte externa na Câmara, para dar o último adeus, ao ilustre cidadão, Francisco Felipe.

As homenagens foram marcadas por muita comoção. Os oradores versaram sobre a sua trajetória política, o ser humano bondoso que era, sempre apto a ajudar quem precisava e o trabalho desenvolvido por ele na comunidade desde que Belém ainda pertencia a Padre Marcos.

O assessor jurídico, Felipe Rocha, leu a mensagem do prefeito Valdinar Silva. “Chico Felipe foi uma importante figura política do seu local e sua dedicação ao povo Belém do Piauí jamais será esquecida. Ele lutou, incansavelmente, pela emancipação política e comunitária e trabalhou arduamente em prol desenvolvimento de toda a nossa região. Sua partida é uma grande perca para quem o conhecia e admirava seu trabalho em prol da população. Assim expresso minhas condolências aos familiares e amigos de Chico de Felipe, e presto minha homenagem ao homem que dedicou sua vida a lutar pelo bem-estar de seu povo, da sua comunidade e de seu lugar”, diz na mensagem.

O advogado José Benedito Neto, leu a mensagem do presidente da Câmara de Belém, Bernadinho Carvalho.

“O inevitável ciclo da existência levou nosso amigo Chico Felipe, um dos grandes incentivadores e batalhadores pela emancipação política de Belém, a quem prestamos, neste momento, merecida homenagem póstuma.[…]. Chico Felipe cumpriu sua missão terrena com sabedoria, foi um ser humano impossível de passar despercebido, despertava sentimentos fortes em seus relacionamentos e com isso marcou sua presença na vida de muitas pessoas. Ensinou, propagou e lutou pelo seu povo. Por isso, expresso o sentimento de gratidão, admiração e reconhecimento pelas suas relevantes contribuições ao município. Seu legado vivencial e político, colocado em prática no diálogo e na troca de experiências, com coerência e ética num convívio marcante e cativante foram além de sua pessoa para enobrecer o próprio trabalho. Aos familiares e amigos que Deus dê o consolo necessário para suportar essa partida”.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4321.jpg

Seu filho, Francisco Felipe de Sousa Filho, o Cicisso, que seguiu a história do pai na política e atualmente exerce o mandato de vereador do município de Belém do Piauí, e já tendo sido presidente da Câmara Municipal, em lágrimas, agradeceu o apoio de todos e falou do amor pelo seu pai.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4385.jpg

“Neste momento tão difícil na minha vida quero saudar a todos e agradecer o apoio que temos recebido. Não perdi só um pai, perdi um amigo de todas as horas[choro]. Entrei na política influenciado pelo meu pai, na verdade, nem queria ser vereador, mas ele queria, ele falava do sonho que tinha de ver um filho seu ser político assim como ele foi. Então ele me escolheu e me ensinou como fazer, ele dizia que tinha muitos amigos e realmente tinha, eu nem sabia que eram tantos assim, porque de ontem para cá, presenciei uma multidão de gente chegando lá em casa para dar o último a deus ao meu pai, não só pessoas daqui, mais de toda a região, pois em todos os lugares que passava fazia amizades”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4388.jpg

Cicisso, ainda enfatizou que continuará seguindo os passos do pai . “Quando me elegi vereador, ele meu deu a missão de continuar cuidando do povo, ele dizia: faça como eu faço, nem diga não e seja popular, e assim eu procuro fazer, não faço igual meu pai, porque ele era único, mas procuro seguir seus ensinamentos. Meu pai sempre me ajudou em tudo, e hoje ele parti levando um pedaço de mim. Dizer a minha família, que estarei a disposição sempre, em tudo o que puder fazer, como também quero agradecer a ele por ter sido o meu pai e ter me ensinado a seguir o caminho do bem, a respeitar e ajudar ao próximo. Meu pai era um homem bom, de palavra, de caráter, digno. Hoje está nos deixando, mas seu legado fica e serei a continuação dele”, afirmou.

O presidente da Câmara de Padre Marcos, Iranildo Carvalho, também, prestou sua homenagem ao ex-vereador Chico Felipe. “Seu Chico Felipe deixa uma história de trabalho em prol do seu povo e de seu município, e aqui estamos prestando a última homenagem para esse cidadão de bem, que tinha respeito e compromisso com o próximo, construindo um grande legado. Neste momento agradeço a presença de todos e rogo a Deus que possa confortar os corações dos familiares neste momento difícil”, disse.

Também prestaram homenagens ao ex-vereador Chico Felipe, o vereador de Belém Epifânio Olegário, o jornalista Antônio Lisboa, Edson Ribeiro, os vereadores de Padre Marcos Antônio Chiquinho, Bonifácio Dias, Neli, Sorriso e Irmão Helton.

Após todos os pronunciamentos e encerramento da sessão, foi realizado o cortejo até o povoado Caboclo, onde foi realizada uma celebração de corpo presente pela Irmã Silvana.

A celebração aconteceu na Igreja São Raimundo Nonato, momento em que mais homenagens foram realizadas por familiares e amigos, que ainda deram testemunho do trabalho e da bondade feita em vida por Chico Felipe. Logo após, o corpo seguiu para o cemitério, onde ocorreu o sepultamento.

Também participaram do momento, os vereadores de Belém Kalebe, Elieudo Júnior, Cristiana, Burenga e Ildmar, os secretários municipais, o vereador Rafael, de Massapê, dentre outros.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS