Connect with us

Belém do Piauí

Em Belém do Piauí, palestra aborda prevenção ao uso de drogas, conscientiza população e projeto é lançado

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí promoveu na noite desta sexta-feira (28), um evento informativo e de conscientização, como parte da campanha Junho Branco, que visa ajudar na prevenção e na conscientização sobre o uso de drogas ilícitas, visando fomentar e viabilizar conversas ou diálogos na sociedade.

O evento aconteceu na quadra da escola José de Moura Leal, contando com a participação de alunos da rede municipal, autoridades como o prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito, Tico Bento, a subcomandante do 20º BPM, Capitã Rozileide, os secretários municipais e vereadores.

O evento marcou o lançamento oficial do projeto “Belém contra as drogas”, que será realizado durante esse ano, com diversas ações. No início do evento, o prefeito Ademar Carvalho falou da iniciativa.

“Quando as coisas são feitas por Deus, tudo dá certo. Eu vinha tentando fazer esse evento e por coincidência encontrei o Rômulo falando sobre outra coisa, mas toquei nesse assunto e deu certo, hoje estamos fazendo esse evento. E agora veio a Capitã Rozileide com o PROERD, que vai se juntar a nós para lutarmos contra esse mal que atinge as famílias, que é a droga. Vamos mobilizar as famílias, a igreja, toda população e levar esse projeto à frente. E não vai ser só nesses 6 meses, creio firmemente que será uma causa que vamos abraçar durante todo o tempo” disse ele.

Em seguida, houve uma apresentação de uma peça teatral com alunos do 6º ano da Escola Monte Sinai, que abordaram sobre as consequências do uso da droga.

Logo após, a ação contou com uma palestra de prevenção e combate às drogas ministrada pelo escritor e palestrante Rômulo Neiva, voltada ao tema do projeto que começa a ser desenvolvido na cidade “Belém contra as drogas”. O objetivo é discutir a proteção das crianças, jovens e adultos, no sentido de combater a influência das drogas.

Na palestra, Rômulo de Picos, como é mais conhecido o escritor, falou sobre o que são as drogas, tipos e suas consequências. Rômulo, que é ex-dependente químico, falou também sobre sua trajetória, o que as drogas causaram em sua vida e sua recuperação.

Na oportunidade, houve também um momento em que três integrantes do Grupo Esperança Viva e ex-dependentes químicos, deram seus testemunhos de vida, da luta contra as drogas e tratamento. A psicóloga Graça Moura, também fez uma breve fala.

Em entrevista ao Cidades Na Net, Rômulo falou sobre o trabalho que começa a ser desenvolvido na cidade. “Estou muito feliz com esse projeto que já existe há anos, chamado “Rômulo de Picos: trajetória vencendera”, onde trabalhamos com a depedência química, na luta contra as drogas, com palestras preventivas e educação, claro, para ajudar também a sociedade a ter uma saúde espitritual, mental. E hoje iniciando o trabalho aqui em uma iniciativa por parte da Prefeitura de Belém, através do prefeito Ademar e secretarias envolvidas. É uma grande alegria poder participar desse evento “Belém contra as drogas”, e muito mais que isso, expandir esse projeto nas escolas, famílias, comunidades, levando ações para que a gente posssa realmente fazer um trabalho e ajudar as pessoas na conscientização, tocando os níveis de sensibilidade e fazendo uma transformação de vidas aqui na sociedade de Belém”.

Rômulo disse que o projeto será executado durante cerca de 6 meses. “Hoje é o pontapé inicial do projeto. Queremos ir nas escolas, comunidades, fazer esse trabalho de prevenção, orientação, com rodas de conversas, dinâmicas, com a participação do nosso grupo, que tem psicóligos, pedagogos e toda uma equipe para ajudar nesse trabalho de prevenção. Tenho certeza que esse projeto vai trazer resultados positivos aqui para Belém do Piauí, contibuindo para o desenvolvimento das pessoas”.

Durante o evento, também foi selado o início de uma parceria para o desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) em Belém do Piauí.

A subcomandante do 20º BPM e coordenadora regional do PROERD falou sobre o programa e parabenizou Belém pela iniciativa de combater às drogas. “Venho aqui hoje fazer essa visita e posso dizer que a satisfação em meu coração chega a mil. Ao chegar aqui me deparei com felicidade. Eu vi uma cidade que se move na luta, na prevenção contra o mal que vem destruindo várias famílias. Sou coordenadora do PROERD, programa onde um policial militar fardado vai para as escolas trabalhar a prevenção às drogas. E Deus me trouxe aqui por em Belém está sendo lançada uma campanha contra as drogas e o PROERD não poderia ficar de fora. Falamos com o prefeito e ele de pronto, disse “eu quero esse programa ora minha cidade”. Então população, vocês estão de parabéns pelo gestor que tem, que disse “eu vou começar essa luta contra as drogas” disse.

Durante o evento, ainda foi realizada a entrega de exemplares do livro “Rômulo de Picos: Trajetória Vencedora”, entre os presentes.

A ação “Belém contra as drogas” é promovida com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além do CRAS, CMDCA e Conselho Tutelar.


Facebook

MAIS ACESSADAS