Connect with us

Bocaina

Missa e tradicional caminhada abrem o 269° festejo da padroeira de Bocaina

Publicado

em

O festejo de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina é um dos eventos mais esperados no ano pela população local e da região e pelos filhos da terra que moram em diversas partes do Brasil.

Em 2023, a festa de Nossa Senhora da Conceição completa 269 anos e é marcada pela tradicional caminhada com a imagem da santa padroeira, saindo da cidade de Picos até seu município de origem onde está a sede da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Em Picos, fieis se reuniram na noite desta terça-feira (28), na praça Anternor Neiva para pretigiar o primeiro ato que foi a missa que antecede a peregrinação. Após a cerimônia o séquito se direcionou pela PI-238.

Peregrinação saindo de Picos com destino a Bocaina / Foto por equipe Ascom

São 22 quilômetros de distância de Picos a Bocaina, percorridos a pé por centenas de devotos de todas as idades desde crianças até idosos. Durante o percurso e na chegada em Bocaina os fiéis louvam, cantam, oram, e não contém a emoção ao lembrar dos seus saudosos entes queridos, de alcançar a cura das enfermidades sofridas e de superar diversos desafios ao longo de suas trajetórias de vida. Todas essas conquistas são elevadas a Excelsa padroeira.

Devotos seguem pela PI 238 com destino a Bocaina

Após mais de cinco horas de caminhada, os peregrinos chegaram ao município em procissão acompanhando a imagem. Nos arredores da sede da Paróquia a santa foi apresentada ao público elevada pelas mãos de Isalina Brito que entregou a imagem ao pároco padre Francisco Feitosa para o ato de entronização.

O padre Feitosa ao termino da entronização, rezou a ave maria e o pai nosso junto com centenas de fieis e deu boas-vindas ao padre Chiquinho, ex-pároco de Bocaina.

Padre Chiquinho em breves palavras saudou todos os devotos e deu boas-vindas aos munícipes e visitantes residentes em outras cidades.

Ex-pároco de Bocaina, padre Chiquinho

Ao término das palavras do ex-pároco, foi entoado o cântico de consagração a nossa senhora.

Aos 78 anos, José Onias de Barros, conhecido como Zezé, membro do Terço dos Homens, é bocainense e mora em São Paulo há 58 anos. De quase seis décadas que mora no Sudeste, ele participa dos festejos com frequência. Zezé em mais um ano fez o percurso completo a pé para agradecer pelas graças alcançadas.

Publicidade

“É muito bom. Quando eu saio de lá [de Picos] quem me traz é ela pela minha fé. Ela sabe disso. Deus sabe disso”, declarou.

A cerimônia matinal foi encerrada após o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora da Conceição. O ato foi conduzido pelo Terço dos Homens.

Programação do 269° festejo de N. S. da Conceição

O festejo terá sua primeira novena missa nesta quarta-feira, 29, com início às 19h. A cerimônia abre os novenários e será presidida pelo padre Carlos Danilo de Araújo Santos.

Veja mais fotos da caminhada, entronização e hasteamento da bandeira

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS