Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Conferência de Saúde de Caldeirão Grande do PI discute o “Fortalecimento do SUS diante dos desafios da pandemia e pós-pandemia”

Publicado

em

Com o tema “Fortalecer o SUS diante dos desafios da pandemia e pós-pandemia”, o município de Caldeirão Grande do Piauí realizou nesta sexta-feira, 17 de junho, a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, através da Secretaria de Saúde, o evento reuniu autoridades municipais, representantes de órgãos e entidades e a sociedade civil em geral.

A Conferência teve por objetivo discutir a situação de saúde da população, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde e aprovar diretrizes para as políticas de saúde que subsidiarão o município pelos próximos quatros anos.

Na solenidade de abertura, foi entoado o hino nacional e realizado os discursos. A Conferência aconteceu no auditório Maria Santa de Alencar.

Publicidade

O prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, ressaltou que a conferência, é uma ferramenta democrática fundamental para o planejamento e a construção de ações na área. “Estamos realizando essa conferência para que possamos debater ideias, estratégias e traças metas para melhorar a saúde de nosso município. A gente sabe que o diálogo é essencial para a construção de uma saúde melhor, e esperamos sair daqui com bons projetos para serem implantados no município e que assim possamos promover uma saúde cada vez melhor para população, que é quem de fato necessita”, disse.

O gestor frisou que o município seguirá se empenhando em proporcionar uma saúde de qualidade para à população. “Sabemos, que todas as aéreas são importantes, mas a saúde é prioritária, onde temos um olhar sensível para as demandas e a gestão municipal está sempre atento para essas demandas, e tudo que for para reforçar e melhorar o atendimento será inserido na pasta para que nossa saúde siga avançando”, pontuou.

Segundo ele o intuito é sempre ampliar e melhorar o atendimento à população. “Nossa saúde graças Deus caminha bem, recentemente, tivemos bons resultados no índice de avaliação de indicadores da saúde e isso nos motiva a seguir trabalhando, e promover momentos como esse para implementarmos novas estratégias na nossa saúde, buscando melhorar cada vez a pasta”, finalizou.

O secretário de Saúde, Marcos Alencar, destacou a importância de promover a Conferência. “É um momento importante para a gente discutir, debater sobre a saúde e planejar ações para os próximos quatros anos. Um momento em que a pasta junto com a sociedade civil, discute e estabelece metas, visando melhorar e desenvolver cada vez mais a saúde de nosso munícipio”, afirmou.

Ainda segundo o gestor da pasta, diante dos desafios que a pandemia impôs para todos os setores da sociedade, principalmente, para saúde, se faz necessário buscar melhorias conjuntas, por meio da conferência, para fortalecimento do SUS no atual contexto.

Após a leitura do Regimento Interno da Conferencia Municipal de Saúde, a abertura oficial do evento foi realizado pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo de Sousa Costa.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5698-1.jpg

Segundo ele, a Conferência é um processo político-mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo, e propositivo, que visa fortalecer a luta pela manutenção de todas as políticas voltadas para o sistema público de saúde.

A palestra magna, foi ministrada pelo Mestre em Saúde Coletiva, Átila Araújo, que discorreu sobre o tema central do evento. “A Conferência da Saúde é um fórum de debate onde as instituições públicas e a sociedade civil em geral se reúnem para fazer uma análise da situação de saúde e dai traçar metas e diretrizes para os próximos quatros anos, com o objetivo de planificar e prever aquilo que pode ser realizado nos próximos anos”, frisou.

“Hoje, tratamos um tema bastante pertinente, o “Fortalecimento do SUS diante dos desafios da pandemia e pós-pandemia”, onde ressaltei a importância do SUS nesse momento, e que apesar de todas as mazelas, todas as dificuldades, o SUS não colapsou, pelo contrário, foi desafiado da maneira mais cruel, no entanto deu reposta a sociedade fui bastante assistenciada durante este período pandêmico”, afirmou o palestrante.

Após a palestra magna, os participantes se reuniram em grupos para discutir e elaborar propostas acerca dos eixos temáticos: Eixo I- Estratégias de atenção a saúde durante a pandemia e pós-pandemia; Eixo II- O papel do controle social no enfretamento a pandemia e pós-pandemia; Eixo III- Saúde como Direito.

Na ocasião, os profissionais de saúde elencaram melhorias e serem desenvolvidas mediante a discussão de cada eixo, bem com defenderam e enalteceram o SUS, quando ressaltaram que, apesar das falhas, o SUS é o maior sistema público de saúde do mundo, sendo a política pública de maior inclusão social, de acesso gratuito e igualitário a todos.

Ao término do evento, foram entregues certificados para os todos participantes e servido um almoço.

O evento contou ainda, com a presença da vice-prefeita Zulene Leal, a presidente da Câmara Municipal, Francisca Josefa Miranda (França), os vereadores Dalva, Antônio Filho, Ennio Gonçalves, Isaias Ferreira, Reginaldo Antônio, Marcondes Alencar, além da secretária de Educação, Damiana Irene, a assistente social- Maísa Alencar, a coordenadora da Atenção Básica, Everalda Araújo, o secretário de Esportes, Rinaldo Francisco de Oliveira, os profissionais da Saúde, conselheiros tutelares, dentre outras autoridades e representantes da sociedade civil.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS