Connect with us

Campo Grande do PI

Festival de Quadrilhas Juninas do Campo marca encerramento do II Arraiá da Gente em Campo Grande do PI

Publicado

em

Valorizando e fortelecendo a cultura local e as tradicionais festividades juninas, o município de Campo Grande do Piauí realizou mais uma edição do Arraiá da Gente, evento que enaltece a cultura popular nordestina, movimenta a cidade e aquece a economia.

Chegando este ano à sua segunda edição, o evento cultural foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, nos dias 12 e 13 de julho, contando com apresentações e shows.

FOTOS | Segunda noite do Arraiá da Gente em Campo Grande do Piauí

No segundo e último dia do arraiá, o sábado (13), o evento, que aconteceu na praça Vicente Leal, foi aberto com a participação de artistas locais e também do dançarino e coreógrafo Carlos Gerardo, o Caco.

Depois, realizado pela primeira vez no município, aconteceu o “Festival de Quadrilha Junina do Campo”, que proporcionou um espetáculo de cores, alegria, cultura e tradição, com as apresentações das quadrilhas participantes.

Abrindo o festival, a primeira a se apresentar foi a junina “Pra clarear”, da cidade de Geminiano, com o tema “A fé de um vaqueiro em ação em noite de São João”. Em seguida, Chamego Bom, de Jaicós, trouxe o espetáculo “No embolado dos versos, de repente se fez o São João”.

Depois veio Krak´s do Sertão, de Ouricuri, no Pernambuco, com a temática “O aprendiz que virou mestre”. Não fazendo parte da competição, a junina Ouro Branco, de Araripina-PE, abrilhantou o arraiá se apresentando com o tema “O poeta cantador” e encerrando o festival.

Logo após, foi anunciado o resultado do festival. A grande campeã foi a junina Chamego Bom, da cidade de Jaicós. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, ficaram as quadrilhas Krak´s do Sertão e Pra Clarear.

Os troféus e premiações em dinheiro, no valor de R$ 1500 (1º), R$ 1000 (2º) e 700 reais (3º), foram e entregues logo em seguida pela secretária municipal de Cultura, Daiane Bezerra.

O II Arraiá da Gente ainda contou com shows artísticos, com a participação dos cantores Diego Forrozeiro e Nael Sanfoneiro.

Em entrevista, a secretária Daiane Bezerra falou do objetivo do evento. “É muito gratificante a realização desse evento, porque para nós enquanto Secretaria de Cultura, visamos fortificar e enraizar essa cultura. Apesar de ser cultura nordestina e viva na nossa região, aqui em Campo Grande não tinha um evento junino. Agora chegamos ao segundo ano do arraiá e quisemos fazer algo maior, por isso a proposta do festival e disputa, para que a população tenha acesso também a essas apresentações regionais. Nosso intuito é reavivar nossas culturas”.

Ela também destacou os diferenciais da proposta do arraiá para essa segunda edição. “Já tínhamos as apresentações das escolas municipais e esse ano trouxemos coreógrafos, para fazer algo diferente daquela quadrilha tradicional. Tivemos também no primeiro dia as apresentações da Paulo Gustavo. Resolvemos fazer a mostra no arraiá para que nossos artistas se apresentassem num momento onde houvesse um expressivo público para contemplar e nada melhor que mostrar os artistas da terra em um evento cultural. Todo o arraiá aconteceu com um trabalho de união entre as secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura, bem como toda a gestão. Tivemos um projeto de decoração elaborado pela Thais Rolim e executado por toda a equipe. Agradecer ao município por ter abraçado esse projeto da Secretaria de Cultura e da Assistência Social” concluiu.


FOTOS | Segunda noite do Arraiá da Gente em Campo Grande do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS