Connect with us

Curral Novo do Piauí

Prefeitura de Curral Novo orienta a população sobre o novo Bolsa Família e outros programas sociais

Publicado

em

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (23), um encontro com famílias inscritas o Cadastro Único, beneficiárias do Bolsa Família e de outros programas sociais.

O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com um expressivo número de participantes, dentre estes, autoridades como o prefeito Junior de Abel e a secretária de Assistência Social, Nava Macedo, o chefe de Gabinete, Erisvaldo Gomes, além da equipe técnica de Cadastro Único e profissionais do CRAS.

O encontro foi aberto pela secretária de Assistência Social, Nalva Macedo, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre o objetivo do encontro, que surgiu a partir dos muitos questionamentos que tem surgido por parte da população.

“O nosso objetivo aqui é orientar a população sobre o novo programa Bolsa Família e as novas regras de participação. A Prefeitura, junto com a Secretaria, tem o maior prazer de que as famílias recebam esse benefício, entretanto, existem alguns critérios que não dependem de nós, que é elaborado pelo Governo Federal para que os municípios atendam.”, disse a gestora.

A palestra informativa e orientadora foi ministrada pelo consultor estadual do Programa Bolsa Família no Piauí, Roberto Oliveira, que além do Bolsa Família, explanou, também, sobre outros programas sociais que a população tem direito, como a tarifa social de energia elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ID Jovem, passe livre idoso, dentre outros.

Em relação ao Bolsa Família, o palestrante destacou que programa mudou as regras. Para receber o benefício, as famílias devem ter uma renda igual ou menor a 218 reais por pessoa e atender condicionalidades como agenda de saúde, educação, como cartão de vacina atualizado, pré-natal com a gestante, a matrícula e frequência das crianças e jovens na escola.

Além disso, outra novidade são os novos valores. O benefício de renda de cidadania, que é o valor de 142 reais para cada pessoa da família, sem limite de pessoas; o benefício da primeira infância no valor de 150 reais para cada criança com idade de 0 a 6 anos de idade; o benefício para gestante no valor de 50 reais; e da criança de 6 a 11 anos, do adolescente de 12 a 17 anos, no valor de 50 reais por cada.

“Esse foi um momento para apresentar o novo Bolsa Família, suas regras e seus benefícios, e também, para falar sobre outros programas sociais que muitas das famílias aqui presentes não tinham ideia de que existiam. Aproveitamos para tirar as dúvidas sobre como desbloquear o benefício e o que ocasiona o cancelamento do benefício. Então acredito que a população curralnovense e está bem orientada sobre os programas sociais.”, disse Roberto, elogiando a gestão municipal pela iniciativa.

Publicidade

O prefeito Júnior de Abel destacou a importância da palestra.

“Esse é um momento muito significativo para todos nós, pois o Bolsa Família hoje é um dos maiores programas do Governo Federal e a população merece estar bem informada e orientada a respeito do Programa. Então, nós convidamos o Roberto, que é consultor do Bolsa Família no Piauí, para esclarecer todos os questionamentos, evitando, assim, problemas futuros. A Prefeitura só quer o bem de toda população, e para isso nós precisamos entender como funciona o programa do Bolsa Família.”, pontuou o gestor.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS