Connect with us

Curral Novo do Piauí

Secretaria de Educação de Curral Novo promove roda de conversa com mães atípicas

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Educação, realizou na tarde desta terça-feira (09), uma roda de conversa com mães atípicas.

O encontro aconteceu na Escola Municipal José Cícero de Morais e foi conduzido pela equipe de Apoio Multiprofissional de Educação, composto pela psicóloga, Débora Lira e pela assistente social, Raimunda Sepedro.

O evento foi voltado às mães de crianças com deficiência da Rede Municipal de Ensino. No encontro, foi reforçado a importância do cuidado com a saúde mental das mães, a troca de experiência e relatos, além da importância do tratamento e acompanhamento das crianças, o ECA e os direitos educacionais da pessoa com deficiência.

O primeiro momento foi marcado pelas boas vindas e acolhimento das mães atípicas.
Erasma Alves, secretária de Educação, participou do momento e acolheu as mães no momento inicial.

“Estamos presentes aqui na primeira roda de conversa em nossa cidade. Aqui ouviremos vocês pais, sobre as experiências, os relatos de cada uma de vocês, ouviremos também a psicóloga e assistente social, que falarão sobre algumas pautas importantes. E nós estamos atentos as leis que nos amparam e que amparam vocês e seus filhos, e a nossa meta é que essa conversa finalize com bons resultados e novas ideias para melhoria, inclusão e acolhimento dos filhos de vocês.“

“Compartilhar+Somar+Trocar”, foi o tema norteador para o momento. O encontro foi marcado por dinâmica de empatia, relatos de famílias, repasses e os agradecimentos finais.

A Psicóloga Débora Lira, enfatizou sobre a grande valia do momento para cada uma das presentes. “A roda de conversa com mães atípicas é uma oportunidade para as mesmas se sentirem acolhidas, trocarem experiências e inspirarem umas as outras com suas histórias e forças. Foi um encontro que possibilitou um olhar empático sobre os desafios que encontraram durante a descoberta do diagnóstico de seus filhos e a percepção sobre o desenvolvimento destes com o acompanhamento. É um desafio ser mãe atípica e as mesmas também precisam de cuidado e olhar para saúde mental. Sabendo que estas, dedicam seu tempo para os seus filhos, o intuito da roda de conversa foi promover um espaço seguro para falarem sobre como se sentem e como a parceria entre Família x Escola pode fortalecer para o desenvolvimento do aluno.”

Facebook

MAIS ACESSADAS