Connect with us

Bocaina

Fiéis católicos vão às ruas em defesa da permanência do padre Feitosa em Bocaina

Publicado

em

Dezenas de pessoas foram às ruas na cidade de Bocaina na manhã deste domingo, 09 de junho, em manifestação de apoio à permanência do padre Feitosa como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Além de moradores de Bocaina estiveram presentes também pessoas que residem na vizinha cidade de Sussuapara, que compreende a área pastoral. Na caminhada pela principais ruas bocainenses, os paroquianos cantaram os tradicionais hinos de Nossa Senhora da Conceição, entoados principalmente entre os dias 29 de novembro e 08 de dezembro, nas celebrações dos festejos da padroeira.

O coordenador do Terço dos Homens, Francisco João de Barros, o Chico Velho de Bode Cego como é conhecido, falou em nome do grupo. Ele lembrou de momentos em que o padre se unia em prol da continuidade das atividades na pandemia da COVID-19, período que dificultou e interrompeu o trabalho em todos os setores da sociedade. Outro ponto citado por Chico Velho, o mais recente, foi a determinação do sacerdote em buscar a recontrução da igreja. A obra segue em andamento.

O vereador Anderson Rêgo, conhecido como Vei Dé, é um dos pedreiros responsáveis pela construção. Em depoimento ele declarou apoio ao trabalho do padre e disse que nem todos teriam coragem de enfrentar a missão de reconstruir o templo.

A edificação de acordo com o profissional está bem adiantada e é necessária a presença do padre Feitosa para a continuidade da obra, pois ele entende do ramo da construção civil. Ao final, o vereador reforçou o pedido para que o pároco fique.

Gabriela Leal foi uma das representantes de Sussuapara, da comunidade Beira Rio. Ela declarou que é a favor da permanência do padre e destacou ainda que a comunidade sussuaparense está em desenvolvimento com a construção de uma igreja local.

Lourenço também prestou depoimento em apoio ao pároco. Morador de Sussuapara, ele declarou que crianças, jovens e adultos, e outros padres reconhecem o trabalho desenvolvimentista de Feitosa. Ele defendeu que o pároco continue o trabalho na paróquia.

Além de jovens e adultos, crianças estiveram na manifestação e declararam apoio ao padre.

Ivan Egídio é ministro da Eucaristia e está inserido em atividades de 11 movimentos e grupos aos quais é coordenador da maioria. Com embasamento no código canônico, Ivan destacou que para haver troca de padre é importante que haja estabilidade na instituição, mas a paróquia de Bocaina não detém no momento para o trâmite.

Foi anunciado na última a terça-feira, dia 04, pelo próprio sacerdote que o mesmo seria transferido após decisão do bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José. Diversas são as manifestações de descontentamento, defesa e apoio à permanência do padre desde a publicação do comunicado de transferência.

As prescrições do Cânon 522 do Código de Direito Canônico e na Legislação Complementar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estabelece o período em que um Pároco possa estar à frente das atividades pastorais e administrativas de uma Paróquia. O Direito Canônico fala de uma estabilidade ao pároco no período de seis anos e mais seis, mas, no entretanto, o prazo de transferência pode ser também antecipado. 

Padre Francisco Antônio Feitosa tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina, no dia 30 de julho de 2018.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS